Aegea adota gêmeos digitais em sistemas de saneamento

A operadora privada de saneamento Aegea teve seu projeto de Infra Inteligente eleito como finalista na categoria Entrega de Projetos na conferência YII 2020, de autoria do engenheiro Wagner Oliveira de Carvalho. A premiação é organizada pela Bentley Systems.

Diante das informações de engenharia muitas vezes desatualizadas sobre os sistemas de água e esgotos que operadoras públicas estavam transferindo para concessionárias privadas, a Aegea decidiu investir R$ 20 milhões no programa Infra Inteligente, que adota o conceito de gêmeos digitais para representar os ativos físicos e usa BIM como padrão de projeto.

Adotou-se a modelagem da realidade das instalações existentes através de fotografias georefenciadas obtidas por drones e processadas por software. Foram desenvolvidos modelos 3D de fácil compreensão, contendo especificações técnicas, permitindo acesso em tempo real para avaliar as condições operacionais dos ativos. Isso possibilitou à operadora mudar de manutenção reativa para proativa, estendendo a vida útil dos equipamentos e instalações. O tempo de comissionamento de novas instalações foi reduzido em cerca de 50% e houve economia em custos de manutenção estimados em R$ 10 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *