Aeródromo no Vale do Paraíba deve ficar pronto em maio

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Construído com recursos totalmente privados,o projeto tem custo total de R$ 230 milhões

Nara Faria – Caçapava (SP)

O Brasil possui a segunda maior frota de aeronaves executivas do mundo, com um crescimento anual de cerca de 6%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). Por outro lado, o grande déficit aeroportuário abre espaço para que empresas privadas invistam em empreendimentos neste segmento.

Pelo menos quatro projetos desta natureza já foram apresentados. O mais avançado deles está com as obras a todo o vapor desde setembro de 2012, depois de esperar oito anos para obtenção de licença de construção. Trata-se do Centro Empresarial Aeroespacial (Aerovale). Idealizado pela Penido Construtora e Pavimentadora, o empreendimento, 100% privado, é orçado em cerca de R$ 230 milhões e está sendo executado na cidade de Caçapava, no Vale do Paraíba, localizado a 107 km de São Paulo e a 23 km de São José dos Campos.

Com acesso pelas rodovias Carvalho Pinto (300 m) e pela Presidente Dutra (4 km), o complexo ocupará uma área total de 2.265.000 m². Tem como foco principal a aviação executiva, mas recebeu recentemente outorga da SAC (Secretaria de Aviação Civil) para operar pousos e decolagens de aviões de carga e passageiros.

“Vai ser mais uma opção da região, onde teremos um aeroporto totalmente privado, com a oferta de avião comercial, pouso e decolagem, carga e descarga. O que for possível para o tamanho da pista”, afirma o proprietário do empreendimento, Rogério Penido.

Planta das futuras instalações do Aerovale

A meta no curto prazo é atender à demanda da Copa do Mundo entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Para isso, a pista de 1.550 m x 30 m, dimensão maior do que a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deve ser entregue até maio de 2014, junto com o terminal de passageiros para aviação comercial e executiva do empreendimento. A pista terá capacidade de receber os principais jatos executivos e aeronaves de curta e média distância do Brasil. O restante do condomínio aeroviário está previsto para ser finalizado até dezembro de 2014.

O complexo será composto de 124 lotes aeronáuticos de 2.250 m² a 13.500 m², com acesso direto à pista, para construção de hangares; e 181 lotes industriais de 722 m² a 15.000 m², destinados à instalação de empresas de logística, distribuidoras e indústrias.

O hangar vai abrigar também toda a cadeia produtiva da aviação executiva. Os lotes dedicados a isso vão de 1.245 m a 13.500 m.

As vendas dos lotes foram autorizadas em julho de 2013. Até o momento, cerca de 30% deles foram comercializados, segundo o proprietário do aeródromo. A expectativa é que, quando entrar em operação, sejam contratadas cerca de 2 mil pessoas para trabalhar no complexo.Quando todas as empresas já estiverem funcionando, serão mais de 30 mil postos de trabalho no Aerovale.

Serviços de terraplenagem em fase final na área do novo aeroporto paulista

Perspectiva do terminal de passageiros do Aerovale

Fonte: Revista O Empreiteiro


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