As obras do trecho Norte do Rodoanel tiveram início em 2013, consumiram mais de R$ 6,3 bilhões e estão paralisadas desde 2018. Agora, a nova previsão de conclusão é para daqui a três anos. Com 44 km, o trecho Norte interliga os ramais Oeste e Leste, que cortam São Paulo, Arujá e Guarulhos, e deve tirar 18 mil caminhões da capital paulista.
Há estimativa de que a ligação entre as Rodovias Dutra e Fernão Dias possa ser entregue antes de 2026.
Em 9 de agosto, o governo paulista assinou com a Via Appia Fip Infraestrutura (consórcio gerido pela Starboard) contrato de concessão por 31 anos que inclui a finalização do trecho Norte. De acordo com as autoridades, os investimentos necessários para conclusão da obra atingem R$ 3,4 bilhões.
Do total, a Via Appia ficará responsável por investir R$ 2 bilhões, além de outros R$ 324 milhões para a implementação de projetos auxiliares. O governo de São Paulo deverá aportar R$ 1,07 bilhão.
Dos três anos previstos para as obras, o primeiro será para o projeto técnico e os dois seguintes para a construção. Uma das premências da concessionária será corrigir problemas apontados em auditoria feita pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que listou 59 falhas importantes nas obras já realizadas. Entre elas estão pilastras de viadutos desalinhados, infiltração em túneis, aterros de encostas com erosão e trechos de pavimento trincados, além de assoreamento de cursos d’água junto à via e ocupações irregulares de áreas desapropriadas.
O maior problema técnico do trecho Norte está relacionado a um túnel construído que desabou durante os anos em que ficou abandonado. A concessionária terá como prioridade liberar os destroços do túnel, tendo em vista a importância dele para a obra toda.
No total, a obra terá sete túneis duplos.
Dentre as demais melhorias previstas estão 107 obras de arte especiais, quatro pátios para parada de cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), dois Postos Gerais de Fiscalização (PGF), duas balanças de pesagem, câmeras de monitoramento, além de veículos operacionais – ambulâncias, guinchos, caminhão pipa e inspeção de tráfego.
Depois de concluir a obra, a Via Appia terá o direito de explorar pedágios, que vão ter o modelo chamado “free flow”, tecnologia eletrônica que capta cada veículo em movimento e faz a cobrança por meio de aplicativo, eliminando paradas em praças de pedágio
Anel viário criado para desviar o fluxo de veículos das principais rodovias que cruzam a Região Metropolitana de São Paulo, diminuindo o impacto no trânsito das cidades, especialmente da capital, o Rodoanel foi iniciado em 1998 e tem três de seus braços (Oeste, Sul e Leste) já em funcionamento. Quando o trecho Norte for concluído, o Rodoanel terá cerca de 176 km de extensão.