A Englevel Engenharia e Consultoria, representante autorizado da fabricante mundial de tecnologias Trimble, junto à construtora Dalba Engenharia, Infraero e a própria Trimble, implementou o primeiro sistema 3D Trimble em uma pavimentadora de asfalto para revitalização de pista de aeroporto no País.
A aplicação da capa asfáltica foi realizada no final do ano passado, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). Antes da solução, a empresa aplicava, no máximo, 300 t/dia de asfalto. Logo no segundo dia de uso, a tecnologia permitiu aumentar para 525 t, e a partir do terceiro dia, aplicou-se em média 1.000/dia.
A Dalba Engenharia, construtora responsável pela revitalização da pista auxiliar 11-29, encontrou dificuldades em executar o processo da maneira tradicional de pavimentar asfalt. Após estudos internos, e em parceria com a EngLevel, definiu-se o uso do sistema de controle de máquina Trimble 3D para lançamento do asfalto.
A solução 3D Trimble para pavimentadora é capaz de analisar a necessidade de lançamento do asfalto que está sendo realizada na pista de forma precisa, em milésimos de segundos e ininterruptamente, garantindo a precisão de 5 mm. O sistema conta com apoio de três estações totais robotizadas, para realizar o posicionamento e controle do sistema.
Segundo Paulo Carvalho, diretor da EngLevel, quando se fala em controle de máquinas para equipamentos de terraplanagem e pavimentação, o setor tem grande interesse. O problema é não colocar essa inovação em prática e continuar fazendo os mesmos processos construtivos de 50 anos atrás. “O país está passando por um período de recessão no mercado da construção pesada, sendo que a busca por eficiência, produtividade, qualidade e diferencial competitivo é primordial para a sobrevivência das empresas do segmento de construção”, diz.
“Com o sistema Trimble 3D podemos entregar uma superfície de asfalto exatamente igual ao projeto tridimensional embarcado no computador do sistema de nivelamento, ao longo de toda extensão do projeto, considerando inclinações de drenagem, superelevações, curvas horizontais e verticais”, explica George Feurschuette da Dalba Engenharia.
“Estamos plenamente satisfeitos em, mais uma vez, poder oferecer uma solução inovadora, proporcionando excelentes resultados em tão pouco tempo. Esperamos que essa obra seja exemplo para muitas outras em toda a América Latina”, diz John Fierro, gerente regional de Contas da Trimble Latam e Caribe.
Os resultados obtidos após utilização do sistema Trimble 3D comparando com o sistema construtivo tradicional
Descrição | Sistema 2D (cabo guia) | Sistema 3D TRIMBLE |
Instalação e nivelamento de hastes e cabos | SIM | Não |
Precisão dos sistemas – medidas em campo | >2cm | <5mm |
Equipe | 15 funcionários | 3 funcionários |
Produtividade | 400 m³/dia | 1.000 m³/dia |
Caminhões / marcha ré | >1000 metros | <100 metros |
IRI médio ( m / Km) | < 160 | < 30 |
Microfresagem | SIM | NÃO |