A Aegea, líder no setor privado de saneamento no Brasil, através da concessionária Águas do Rio, foi reconhecida com a certificação da Blue Dot Network, organismo responsável por fornecer avaliação e certificação de projetos de desenvolvimento de infraestrutura em todo o mundo, entre os projetos de infraestrutura mais eficientes e com padrão de qualidade para impactar diretamente o meio ambiente e o cenário econômico.
O trabalho na Águas do Rio foi reconhecido pelos seus esforços, investimentos e estratégias para atingir a universalização do saneamento no Rio de Janeiro, além da contribuição para geração de milhares de empregos e recuperação ambiental.
O projeto para melhoria da realidade do saneamento básico no estado foi selecionado entre quatro iniciativas que possuem evidências robustas e alinhamento aos princípios do grupo chamado G20 para investimentos em infraestrutura de qualidade. “Estamos orgulhosos por este importante reconhecimento após pouco mais de um ano de trabalho e investimento. Entendemos que nossas entregas vão além da alocação de recursos financeiros.
Buscamos deixar um legado positivo de nossa atuação, tanto do ponto de vista ambiental, como socioeconômico, e temos como aliadas nossa expertise e eficiência operacional, além do alinhamento aos princípios ESG”, afirma André Pires, CFO da Aegea Saneamento.
Desde o início da sua operação, na área de atuação da Águas do Rio, que compreende 27 municípios do estado, incluindo 124 bairros da capital, cerca de 4,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com melhorias nos serviços de água, 250 mil famílias passaram a ter água tratada encanada pela primeira vez e aproximadamente 5,3 milhões de habitantes tiveram melhorias nos serviços de esgoto.
Um dos programas prevê que os agentes da concessionária vão de casa em casa mapeando e realizando diversos serviços, entre eles a regularização de cadastros e inclusão de moradores na Tarifa Social. Hoje, na Águas do Rio, 371 mil famílias recebem esse benefício. Além disso, a companhia priorizou ainda a geração local de empregos.
A concessionária implementou um programa de contratação para as pessoas que moram nas comunidades, oferecendo, para muitas delas, a primeira oportunidade de emprego formal. Dos oito mil empregos gerados pela empresa desde 2021, 4,5 mil foram preenchidos pelos moradores de comunidades.
O olhar para a população local, principalmente as mais vulneráveis, é evidenciada pelas iniciativas que viaÁguas do Rio despoluiu a lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Flamengo e Botafogo bilizam o acesso à água e ao esgotamento sanitário nas comunidades. “Os impactos positivos da coleta e tratamento dos esgotos pelas unidades da Aegea são sumamente relevantes.
Ao tratar esgotos, impedimos o lançamento desses efluentes na natureza, colaborando para a recuperação dos recursos hídricos e proteção da biodiversidade”, aponta Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, apontando a importância dos trabalhos que já apresentam resultados visíveis em pouco mais de um ano de atuação na região, como as águas cristalinas na Lagoa Rodrigo de Freitas. No local, que é um dos cartões postais da cidade, a Águas do Rio afastou e realizou o direcionamento correto de todo o despejo de esgoto. Outro exemplo é a balneabilidade atestada nas praias do Flamengo e Botafogo.
PROLAGOS AMPLIA ABASTECIMENTO NA REGIÃO DOS LAGOS
O saneamento é muito mais do que realizar obras, é um serviço essencial que impulsiona o desenvolvimento de cidades, turismo, economia e renda, que proporciona mais saúde e qualidade de vida para a população. Por isso, a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, vai além do básico para ouvir as demandas da população e se relacionar com a comunidade, ampliando o impacto positivo do tratamento da água e do esgoto. Foi com esse foco que a concessionária de água e esgoto responsável pelo saneamento nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, está ampliando a rede de abastecimento de água para atender, até 2025, mais de 12 mil moradores dos distritos de Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca, em Arraial do Cabo.
A nova área atendida pela concessionária está em plena expansão imobiliária e promete ser mais um atrativo para turistas na cidade que é conhecida como o ‘caribe brasileiro’, já que os distritos são cercados por praias banhadas pela Lagoa de Araruama e pelo mar. “No Brasil são 35 milhões de pessoas sem acesso à água tradada, mas aqui na Região dos Lagos estamos próximos da universalização. Sabemos o poder de transformação que a água pode proporcionar em uma comunidade, promovendo inclusão, igualdade e desenvolvimento para os municípios onde atuamos.
E é esse o legado que queremos deixar com o nosso trabalho”, afirma o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas. Atualmente já foram implantados cerca de 4 km de adutora e na próxima fase, serão mais 17 km de rede de distribuição, fazendo a ligação da rede principal com os imóveis da população de Novo Arraial. A previsão é que até o fim do ano os moradores da localidade já tenham água nas residências. As obras terão duração de três anos e estão sendo executadas por fases. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, serão implantados 108 km de rede de abastecimento, ampliando a oferta de água para o distrito sede, aumentando a capacidade de distribuição em 36%, que salta de 125 l/s para 170 l/s. A rede de abastecimento nos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da Prolagos, a mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama.
MAIOR PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA
Outro investimento da companhia será para aumentar a capacidade de produção e tratamento de água para mais localidades, como é o caso de Arraial do Cabo. Para isso, a Prolagos realizou a ampliação da ETA. Com a obra, a capacidade de produção passará dos atuais 1500 l/s, para 1800 l/s, permitindo o avanço na universalização da distribuição de água em toda a área de concessão. A ação gerou cerca de 80 empregos diretos para moradores da região. Uma das metas dessa iniciativa é trazer maior segurança operacional e maior controle de vazão da água, em especial quando houver necessidade de manutenção no sistema e possibilitando uma melhor performance no abastecimento.
A obra foi finalizada e os novos módulos estão em fase de testes. No local foram construídos mais um decantador ; um floculador ; e quatro novos filtros, com uma tecnologia que usa sopradores para injetar ar no fundo do reservatório, levantando as impurezas e facilitando a filtragem. Foi necessário fazer a integração dos novos módulos com os já existentes, mantendo a plena interface de todo o sistema da estação. Ela é localizada em uma área de difícil acesso, o que dificultava o trânsito de equipamentos e chegada dos materiais. A unidade continuou em operação mesmo durante a obra. 178 municípios em 13 Estados A Aegea Saneamento é líder em saneamento privado, atuando por meio de suas concessionárias em diversos estados do País.
Com um crescimento sustentável, a Aegea saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 178 em 2023, distribuídos em 13 estados, beneficiando aproximadamente 26 milhões de pessoas. Na obra de implantação de rede de água da Prolagos nos distritos de Arraial do Cabo, foi contratada a CHL SANEAMENTO, para implantação de adutora e LSR BOAS NOVAS, foi a empresa escolhida para execução da rede de distribuição. Na ETA, a parte civil ficou sob responsabilidade da AC2R, e as partes hidráulica, mecânica e de automação, foram executadas pela empresa Genesis.