As obras de um dos maiores empreendimentos do futebol brasileiro estão prestes a começar. A Arena MRV, arena multiuso que será construída em Belo Horizonte/MG, obteve em dezembro de 2019 a Licença de Implantação e agora prepara o terreno para o início as obras. O projeto foi concebido pela Farkasvölgyi Arquitetura e consiste em um equipamento de grande porte destinado a sediar jogos de futebol de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional, bem como shows, feiras, exposições e convenções.
A Arena MRV, um projeto do Clube Atlético Mineiro, comportará cerca de 46.000 torcedores e 2.200 vagas de estacionamento. O empreendimento será construído no bairro Califórnia, zona Oeste de Belo Horizonte, entre as avenidas Juscelino Kubitschek, Anel Rodoviário e BRO40. A obra tem um orçamento inicial de R$ 410 milhões e duração prevista de 30 meses.
O projeto contempla também a implantação de uma esplanada externa com área aproximada de 34.000m², sendo 30.600m² deles em área descoberta e 3.400m² coberta. O espaço está destinado à apropriação pública – principalmente pela comunidade local residente no entorno do empreendimento – para promoção de estações de convivência, feiras e eventos de forma a promover a integração e a interação da sociedade e vizinhança. Além disso, o espaço será sinalizado para prática de cooper e caminhadas e possuirá áreas para contemplação e atividades ao ar livre. O empreendimento também contará com uma Reserva Particular Ecológica com 26.500 m², área mantida para a preservação das nascentes do Córrego do Tejuco.
A Reta Engenharia, empresa especializada em planejamento e gestão de projetos de engenharia, é a empresa responsável pelo gerenciamento e acompanhamento da elaboração dos projetos e da implantação das obras.
Um empreendimento deste porte, em um centro urbano como o de Belo Horizonte, gera grandes impactos em áreas como mobilidade urbana, meio ambiente e drenagem, além dos aspectos urbanísticos. O nível de impacto gerado pelo projeto fez da etapa de obtenção das licenças um grande desafio. O processo de licenciamento foi realizado na modalidade de licenciamento trifásico por determinação da Prefeitura de Belo Horizonte.
A complexidade dessa etapa exigiu intensa coordenação e diligenciamento das atividades. Se por um lado a alta complexidade dos processos postergou o início das obras, por outro esse período estendido permitiu a identificação de diversas oportunidades de melhoria na engenharia do empreendimento que vão propiciar aos usuários uma experiência diferenciada já na aquisição de ingressos e durante toda sua permanência no estádio.
Um fato relevante do ponto de vista de engenharia foi a realização do ensaio de túnel de vento, que através da verificação das pressões e esforços de vento, vai permitir uma otimização da estrutura do estádio. O teste foi realizado pela BMT Fluid Mechanics, empresa que já participou de diversos outros projetos similares, tais como as arenas New Anfield, Emirates e Old Trafford, no Reino Unido. Em Londres onde o teste aconteceu, foi construída uma maquete estrutural muito próxima da realidade, inclusive com toda a topografia do local e a vizinhança.
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Os resultados foram muito positivos e os dados levantados irão repercutir em adaptações no projeto estrutural.
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Com a licença de implantação liberada, terão início as atividades de terraplenagem que vão movimentar um volume aproximado de 900 mil m³ de terra, sendo 500 mil m³ de corte e 400 mil m³ de aterro. Os cortes e aterros previstos foram avaliados preliminarmente a partir do levantamento planialtimétrico e das características do solo local. Pelo projeto de terraplenagem proposto, o plano de escavação e aterro são compensatórios, não sendo necessário o empréstimo de terra.
A previsão de duração dessa etapa é de 6 meses. A conclusão definitiva das obras é esperada para 2022.
A construção do Arena MRV implicará no desenvolvimento socioeconômico da região e trará inúmeros benefícios para a economia do Estado. Estima-se a criação de 5.768 empregos entre diretos e indiretos, tanto na fase de obras quanto na operação do empreendimento, destes aproximadamente 1.
000 empregos diretos ainda nessa primeira fase. Além disso, o empreendimento propiciará a geração e distribuição de riquezas, melhoria da infraestrutura urbana, em especial a de segurança e de transportes, além de inúmeros outros benefícios para a população (como a disponibilização de serviços de saúde, educação, cultura, esportes, lazer, etc.). Nos mais de 176.000 m² de área construídas estão previstos a utilização de mais de 38.000 m³ de concreto pré-moldado, 46.
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000 m³ de concreto moldado in loco, 7.400 toneladas de aço em vergalhão e cordoalha e 4.000 toneladas de estrutura metálica, além de toda parte de instalações que prevê, entre outros, sistemas de iluminação de campo, aproveitamento de água pluvial, climatização e infraestruturas tecnológicas.
Fonte: Reta Engenharia