Atrações turísticas e feiras geram movimento intenso de aviões e helicópteros

Augusto Diniz – Las Vegas (EUA)

 

Caminhando pela Las Vegas Boulevard, mais conhecida como Strip, endereço dos grandes cassinos, no trecho em que ela passa próxima ao sítio do aeroporto internacional da cidade, impressiona a quantidade de helicópteros que sobem e descem sem cessar. Pelos dados divulgados pelo órgão público Clark County Department of Aviation, que administra o aeródromo, foram 924 mil passageiros que chegaram e partiram por esse meio de transporte em 2013 – muitos usaram o helicóptero para visitar o famoso Gran Canyon na região montanhosa do Estado.

 

Este número expressivo dá a dimensão do movimento do Aeroporto Internacional de McCarran em Las Vegas, no Estado de Nevada, Estados Unidos. Ano passado, nos voos domésticos, o aeródromo alcançou 37,959 milhões de viajantes; já em voos internacionais, este índice ficou em 2,973 milhões. No total, foram 41,857 milhões de passageiros – 0,5% maior em relação a 2012.

 

Para atender tanta gente em um dos destinos turísticos e de encontros de negócios mais proeminentes do mundo, só mesmo um aeroporto de alta capacidade, conforto e, claro, muitas máquinas de caça-níquel (são mais de 1.200 delas) em suas áreas comuns para atender tanta gente.

 

Para começar, são quatro pistas de pouso e decolagem: três de concreto (uma de 2.739 m de extensão, outra de 2.979 m, e uma de 3.208 m) e uma de asfalto (4.423 m de extensão).

 

São dois terminais em operação no aeroporto, cada um com aproximadamente 70 mil m² . Um possui 96 portões de embarque, divididos em quatro áreas-satélite. O satélite “D” é o que mais possui portões (35) e o acesso é por meio de people mover automated  (sistema de veículo automatizado sem condutor) – o mesmo satélite tem ligação também com outro terminal por meio de veículo automatizado, que divide a operação do espaço. No segundo terminal, são mais 14 portões de embarque.

 

Aeródromo recebe mais voos de companhia internacional que de nacional

 

Tem mais companhias aéreas internacionais do que locais operando no aeroporto de Las Vegas: 16 contra 15. O estacionamento do aeroporto nos dois terminais passam de 17 mil vagas. 

 

A ligação entre os dois terminais é feita somente por micro ônibus gratuita que circula entre eles. Existia um outro terminal no aeroporto, mas foi fechado em 2012 (mesmo ano em que abriu o terminal que hoje possui 14 portões de embarque e mais o acesso por veículo automatizado ao satélite “D” com 35 portões de embarque).

 

O terminal que foi inaugurado há dois anos é um dos maiores projetos já feitos pelo governo de Nevada. Há 162 balcões de check-in neste terminal. A decoração do espaço inclui quatro letreiros reproduzindo o famoso “Welcome to Fabulous Las Vegas” posicionado originalmente na entrada da cidade. Todos os voos internacionais chegam por este terminal. Por enquanto, não existe voo direto do Brasil para dita “capital do entretenimento do mundo”.

 

 

Máquinas caça-níqueis e placas-símbolo da cidade estão espalhadas pelo novo terminal

 

Fonte: GTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *