No último dia 8, a Bahia Mineração (Bamin) venceu o leilão do Trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). O trecho de 537 km, entre Caetité e Ilhéus, na Bahia, consistirá em importante corredor de escoamento de minério de ferro da própria Bamin, que explora minério de ferro em Caetité, e grãos do sudoeste baiano.
O vencedor do certame ficará responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho, em uma concessão que vai durar 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de investimentos para a entrada em operação da ferrovia. Desse total, R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras, que estão com 80% de execução.
Além disso, serão realizados outros investimentos na reposição de ativos e manutenção da vida útil ao longo do prazo da concessão. A Bamin também constrói porto privado em Ilhéus.
A expectativa é de que a Fiol I (Ilhéus-Caetité) comece a operar em 2025, já transportando, segundo estudos, mais de 18 milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, minério de ferro produzido na região de Caetité. Volume que pode mais que dobrar em dez anos, superando 50 milhões de toneladas em 2035 – sendo a maior parte minério de ferro, segundo o governo. Entre as cargas também estão alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e outros minerais.
O Governo Federal também trabalha nos projetos para concessão dos outros dois trechos da Fiol: a entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras em andamento, e de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação por parte do Ibama. Um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.