Em meio a pandemia, continuam os investimentos em infraestrutura nas obras da Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia. O Governo Federal, através da Valec, está trabalhando na escavação do traçado de Guanambi-Bom Jesus da Lapa.
As atividades de perfuração em rocha e detonação, que vão possibilitar que o trecho da ferrovia passe pelo local, seguem a todo vapor com 1000 trabalhadores.
As atividades de perfuração em rocha e detonação, que vão possibilitar que o trecho da ferrovia passe pelo local, seguem a todo vapor com 1000 trabalhadores.
Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul.
Objetivos
- Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância;
- Favorecer a multimodalidade;
- Interligar a malha ferroviária brasileira;
- Propor nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração por meio do terminal portuário de Ilhéus/BA; e
- Incentivar investimentos, para incrementar a produção e induzir a processos produtivos modernos.
Benefícios
- Reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos;
- Aumentar a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional;
- Interligar os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, o que proporcionará melhor
- desempenho econômico de toda a malha ferroviária;
- Incentivar os investimentos, a modernização e a produção;
- Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional;
- Reduzir a emissão de poluentes;
- Reduzir o número de acidentes em rodovias