Bauma 2016 valoriza engenharia e tecnologia

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Laje de concreto de alta resistência sobre deck de aço de ponte existente é uma das inovações a serem apresentadas

Carregadeira Liebherr XPower

Prêmio de Inovação elege como finalistas melhorias concebidas pela indústria de equipamentos e componentes — e ainda uma solução estrutural que reforma pontes metálicas obsoletas por um décimo do custo de uma nova Joseph Young – Munique (Alemanha)

Nesta premiação, tamanho não é documento. Gigantes globais competem com indústrias locais e empresas de engenharia com quadros modestos. Foi a receita adotada pelos organizadores da exposição Bauma 2016, que se realiza em Munique, Alemanha, em abril próximo, para valorizar as inovações técnicas mais criativas independente do porte das participantes.

Na prévia oferecida aos jornalistas que foram à conferência de imprensa, organizada pela Bauma, em janeiro último, os finalistas, selecionados por um júri independente para concorrer ao Prêmio de Inovação, primaram pela originalidade em suas iniciativas.

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O projeto estrutural da Leonard Weiss GmbH, que adota uma laje de concreto de alta resistência sobre o deck de aço de pontes obsoletas, consegue estender a vida útil dessas estruturas metálicas a um custo que é um décimo de uma nova.

Há milhares de pontes antigas na Alemanha para serem recuperadas. Pontes de concreto também podem ser restauradas de forma similar, inserindo-se barras de aço vertical para solidarizar a laje nova de concreto com a existente, mas nesse caso o ganho econômico é menor.

Já a Liebherr, como a maior marca global alemã em equipamentos de construção e mineração, vai apresentar na feira uma série de desenvolvimentos à altura da sua tradição tecnológica.

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Uma inovação inclusive eleita como uma das finalistas do prêmio propõe substituir o velho e conhecido cabo de aço por cordoalhas de material sintético, que pesa bem menos e “alerta” o proprietário do guindaste quando chega o momento da troca — tirando o fator humano dessa decisão que pode definir a segurança de toda a operação de rigging.

O cabo sintético foi desenvolvido pela Liebherr em conjunto com a empresa austríaca Teufelberger.

A nova série XPower de carregadeiras da marca alemã equipada com trem de força de potência dividida, já alcançou 70 mil horas de testes operacionais, e terá seu lançamento europeu realizado na Bauma em abril próximo, seguido por países onde as normas de emissão Estágio IV/Tier 4f se aplicam. São seis modelos pesando de 17,7 a 32,6 tm, caçamba de 3,2 a 6 m³, e motor de 191 a 354 HP.

Novidade da Liebherr substitui cabo de aço por material sintético

A fábrica alemã vai apresentar em Munique o primeiro trator de esteiras do mercado, na classe de 70 t, com tração hidrostática variável de forma infinita. Batizado de PR776, seu motor de 759 HP se sobressai pelo baixo consumo.

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A R9200 é a novidade em escavadeira de mineração na classe de 200 tc, destinada ao carregamento de caminhões de 100 t e 140 t, em versão backhoe ou shovel. Na Bauma será possível ainda ver lançamentos da Liebherr em guindastes móveis e sobre esteiras: o modelo LTM 1250-5.1 já se encontra à venda como o guindaste móvel de maior capacidade sobre cinco eixos — 250 t, alcance de 108 m, rádio de 96; o protótipo de um guindaste de oito eixos com lança telescópica muito longa; e o LR-1500, cujo módulo realizou um programa de testes com sucesso, destacando sua capacidade de 500 tc mesmo utilizando componentes de dimensões típicas de um guindaste de 400 t.

Tecnologia

A participação da Caterpillar na Bauma 2016 gira em torno do tema Tecnologia para Elevar Produtividade e Eficiência. A empresa sediada em Peoria, Estados Unidos, conduz um programa recente que visa reduzir em US$ 1 bilhão seus custos operacionais, mas isso não parece afetar os projetos de desenvolvimento na sua gama de equipamentos de construção e mineração, tido como a mais extensa da indústria.

O foco central da apresentação na Bauma com mais de 60 máquinas e implementos está na Tecnologia de Conexão, que permite interligar equipamentos da frota, independente de marca, para melhorar a produtividade nas tarefas executadas.

O módulo LINK captura dados de desempenho e saúde das máquinas, disponibilizando- os na web, facilitando tomadas de decisão para evitar falhas não programadas; os módulos GRADE e COMPACTO dão suporte aos operadores para movimentar mais material em menos passadas; e PAYLOAD é o sistema embarcado em caminhões e equipamentos de carga que reduz tempos de ciclo e custo por tonelada movida.

A nova escavadeira Cat 323F oferece como sistema standard o GRADE with Assist, que automatiza os movimentos da lança e da caçamba, com menos intervenção do operador e dando mais qualidade e velocidade ao trabalho executado; os modelos 336F LE XE e 352FnL XE possuem sistema hidráulico inteligente que prioriza economia de combustível, além dos sistemas GRADE e PAYLOAD; o trator D6N com GRADE integrado a Slope Assist dá alta produção do primeiro corte ao acabamento.

A Caterpillar vai ainda exibir três novas pavimentadoras na Bauma: AP300F, AP355F e AP555F, dotadas de tecnologias mais intuitivas e amigáveis aos operadores e sistema de mesa com aquecimento rápido para reduzir o tempo ocioso das máquinas; no mesmo segmento, há um novo rolo compactador vibratório CD54B.

Na mineração, desponta a escavadeira hidráulica 6015B que sustenta novos parâmetros de velocidade e potência, visando otimizar o carregamento dos caminhões 773, 775 e 777 em 4, 5 e 7 passadas; os motores industriais apresentados na Bauma atendem às normas EU estágio IV/US EPA Tier 4 para múltiplas aplicações.

A Hyundai vai exibir quatro novas escavadeiras — HX145 LCR sobre esteiras, para construção; HX235 LCR, sobre esteiras, para operação florestal; HW140, sobre rodas, para construção; e HW210 sobre rodas, para manuseio de entulhos e reciclagem.

Pá-carregadeira Hyundai HL980

Algumas características avançadas: cabine nova, motor Tier IV Cummins, quatro câmeras de 360° que eliminam pontos cegos para o operador e exclusivo detector de movimentos no entorno da máquina. A fábrica coreana também vai apresentar quatro novas carregadeiras.

A HL940 TM, para construção e trabalho com implementos, composta ainda com motor Scania, cabine reforçada, caçamba que não derrama, e sistema de gestão standard que detecta paradas prolongadas e reduz a RPM do motor.

Estarão também na Bauma os modelos HL955 TM, para implementos variados, inclusive florestal; HL950, para construção; e HL980, para pedreiras e mineração, cujas especificações técnicas serão reveladas em abril próximo em Munique.

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A Volvo CE comemora 50 anos ao lançar o primeiro caminhão articulado no mercado e vai celebrar o fato com o novo modelo A60H, de 55 t, a maior capacidade até agora disponível na categoria, cujas características serão divulgadas somente na feira — dando continuidade à tradição da marca nessa linha de equipamento, reconhecida por ter uma cabine de operador das mais confortáveis.

Escavadeira compacta Volvo EW60E

Facilidades de manutenção também caracterizam esses caminhões, como a grelha frontal que gira para abrir e o capô do motor que levanta a 90° para livre acesso. Sua linha será ampliada com o compactador de rolo SD115B, escavadeiras compactas EW60E, EW150E de traseira curta, e ECR35D; e carregadeiras compactas L45H e L50H.

Compactas

Retroescavadeira compacta JCB 3CX Compact

A JCB eleva o conhecido padrão da retro compacta 2CX a um novo nível operacional — com o novo 3CX Compact, de olho nas exigências dos canteiros do futuro nos espaços urbanos confinados das cidades, com características apropriadas para trabalhos de repavimentação, reparos de redes de utilidades municipais etc.

Medindo 1,9 m de largura por 2,74 m de altura, a 3CX é na prática 25% mais compacta em termos físicos, mas possui a mesma potência. Viaja a 40 km/h com transmissão hidrostática, possui hidráulica com 19% a mais de fluxo e a direção nas quatro rodas faz giro num raio de 5,8 m — largura de uma via urbana.

Na faixa intermediária de carregadeiras, a JCB está replicando as características avançadas do modelo 457 para as unidades 427 e 437, além das 411 e 417 de menor capacidade.

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Essa tecnologia inclui um motor dentro da norma Tier 4 Final/Estágio IV, e a cabine CommandPlus e seu sistema de controle inovador, que permite ao operador ajustar os fluxos hidráulicos auxiliares através do seu monitor, e comandar a reversão do ventilador para efeito de limpeza.

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Pavimentação

Planta asfáltica Ammann ACM Prime 100

Há diversas novidades na extensa linha de usinas de asfalto da Ammann, a ser exibida na Bauma 2016: a planta chamada ABT QuickBatch foi projetada em módulos equivalentes a contêineres, facilitando o transporte inclusive internacional, na qual componentes chaves como as unidades de secagem/filtro e a torre de mistura usam cabines em forma de contêiner, que são simplesmente içados para os veículos de transporte.

As plantas ABCSolidBatch 140 e 180, com essa capacidade horária em toneladas curtas, são baseadas em conjuntos padronizados, os quais são customizados pelos próprios clientes através de implementos opcionais.

Uma nova planta asfáltica ACM Prime 100, com capacidade de 100 tc/h, é uma versão altamente móvel da conhecida usina ACM140 Prime.

Em pavimentadoras, as versões sobre esteiras ou rodas dos modelos AFW/T 350 e AFW/T500 foram repotenciados para atender às novas normas de emissão. A elas se soma a minipavimentadora AFW 150-2, com sensor de fluxo de material e uma mesa extensível hidraulicamente, além de um divisor de material que pode orientar o fluxo para os dois lados ou apenas um deles.

Placa vibratória autônoma Ammann

Pavimentadora Dynapac SD2500

Fresadora Bomag BM 2000

Em placas vibratórios, Ammann vai exibir o protótipo de um modelo autônomo que dispensa operador. Uma vez fixado o perímetro em que vai operar, via comando remoto, a placa se orienta por GPS, compasso eletrônico e sensor de colisão.

Compactadores de solo de um só tambor – ARS 200 Taf e ARS 220 T4f – são equipados com controles intuitivos, sistema ACE que controla a qualidade da compactação, tração hidrostática sem eixo traseiro, e sistema dual que combina vibração e amplitude.

A Ammann está lançando ainda os rolos tandem ARX 90 e ARX 110, que utiliza o princípio da oscilação para eliminar o stress nos materiais do entorno. Ao combinar a oscilação para frente e trás do tambor com uma carga estática constante, o grau de compactação é alcançado em menos tempo.

A Atlas Copco introduz na Bauma o serviço RigScan, já disponível no mercado dos Estados Unidos, que faz o diagnóstico do estado operacional de uma perfuratriz, sem precisar desmontar ou remover componentes. Diversas ferramentas high tech são utilizadas, inclusive imagens térmicas feitas por um aparelho manual, na avaliação de cerca de 500 parâmetros como vazamentos de fluidos, bloqueios etc.

Essa revisão dá suporte à identificação de falhas potenciais que operadores ou mecânicos podem sentir de forma intuitiva.

A linha Dynapac passa a adotar o nome Atlas Copco e suas pavimentadoras SD2500/SD2550 começam a operar com o TruckAssist, que utiliza duas barras LED nas pontas do silo de massa asfáltica para posicionar o caminhão no centro; um sensor indica o intervalo físico de espaço entre as duas máquinas.

A alimentadora MF2500CS foi projetada para esvaziar um caminhão em menos de 35 segundos, com a correia de 2,55 m de largura; e pode receber implemento opcional chamado Swingapp para alimentar duas pavimentadoras ao mesmo tempo, com giro de 55° em ambos os lados e capacidade de 2000 t/h.

O grupo Fayat concluiu a aquisição das marcas CMI e Cedarapids, e fixou um centro de produção em Ridgeway, Carolina do Sul, Estados Unidos, de modo que as plantas de asfalto Marini e as linhas da Bomag passam a operar fábricas em diversos países, inclusive Brasil.

Na Bauma, a marca vai introduzir duas novas plantas de asfalto por batelada — a XPRESS 2500, 200 t/h, modular e de rápida montagem; e a BE Tower, que produz 160 t/h e é compatível com tecnologias como asfalto morno e 30% de material reciclado.

A Breining-Secmair é uma divisão do grupo que oferece o equipamento GreenSwift para executar microtratamento de superfície em operações tapa-buraco e, ao mesmo tempo, pode também lançar uma nova capa de emulsão para desgaste na largura total da via.

O trabalho pode ser inteiramente automatizado com um único operador ou incluir etapas que exigem intervenção humana.

A Bomag exibirá na Bauma sua linha de alimentadoras BMF, que objetiva manter um fluxo interrupto de material na via pavimentada, evitando a ocorrência de juntas transversais.

As novas fresadora BM 2000/75 e RS 500 chegam para ampliar esta linha especializada.

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A LiuGong chinesa prossegue a sua trajetória de globalização, com mais ênfase nas escavadeiras, ao lançar sete novos modelos de 15 a 50 t, a serem exibidos na Bauma em abril próximo; quatro modelos de bulldozers Dressta produzidos na sua fábrica europeia, inclusive um equipado com transmissão hidrostática, e mais um assentador de tubos. Sua linha ainda abrange carregadeira de rodas, caminhões rígidos, guindastes, pavimentadoras, frezadoras etc.

Escavadeira LiuGong 925E

Após estabelecer sua sede europeia na Holanda, em 2012, incluindo um centro de peças, a empresa ingressou com sucesso no mercado britânico e, em outubro de 2015, assinou com o distribuidor Drimat na França.

As escavadeira da serie E — 915EIV, 925EIV, 933EIV e 939EIV — incorporam motor Cummins turboalimentado, de baixa rotação e alto torque, que atende as normas europeias de emissão. O sistema IPC de controle inteligente de potência integra os sistemas mecânico, elétrico e hidráulico, incluindo o motor, e otimiza o consumo de diesel, com redução automática de velocidade quando em neutro.

Seis modos de operação, incluindo Fine (acabamento), Lifting (içamento), Breaker (rompedor) e Attachment (outros implementos) adequam a potência ao trabalho escolhido.

Eurásia

Coincidindo com a realização da Bauma 2016, eis que o túnel Eurásia que atravessa o Estreito de Bósforo, em Istambul, na Turquia, em construção por um consórcio de empresas turca e sul-coreana, entra na reta final, para ligar a Ásia e Europa — como que para mostrar que megaprojetos de tal magnitude ainda podem ser concebidos e executados por economias emergentes, desde que sob gestão adequado e utilizando ferramentas de última geração. A ligação física por túnel entre Ásia e Europa, ao entrar em serviço, vai desafogar a ponte do Bósforo que sofre com o tráfego congestionado na maior parte do tempo.

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Fonte: Redação OE


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