A cultura de inovação permeia o dia dia das equipes

Camargo Correia concorre ao primeiro prêmio InovaInfra

Por que participar do primeiro prêmio InovaInfra?

A Inovação faz parte da missão da Camargo Corrêa Infra e é diretriz clara para todos os profissionais da empresa. Nossos profissionais são comprometidos em trazer as melhores soluções de engenharia visando impactar positivamente as regiões onde atuamos, reduzir os impactos sociais e minimizar a exploração de recursos. A cultura de inovação permeia o dia a dia das equipes e provocamos cada um a exercer o protagonismo profissional estimulando o mindset de inovação, independente do tempo de casa, área ou cargo.

O Prêmio INOVAINFRA 2020 ajuda a fomentar o universo de inovação, tão importante para o mercado da construção. Conhecer cases da área ajuda a alimentar e impulsionar a transformação tecnológica, fundamental para continuarmos a dar passos largos na direção da modernização que queremos ver. Quando as empresas levam a sério a inovação, ajudam a fomentar um mercado mais competitivo, de novas iniciativas e parcerias, alavancando projetos inovadores no setor de Engenharia. Trabalhamos duro para contribuir com a inovação no mercado da construção e nos sentimos honrados em poder expor os cases dos nossos profissionais no Prêmio INOVAINFRA 2020.

A Camargo Corrêa possui no total sete cases inscritos!


Autores dos cases


Concreto com Nitrogênio


Bruno Sarmiento

É formado em Engenharia Civil e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, possui 8 anos de experiência em de projetos de infraestrutura e energia. Atualmente na Camargo Corrêa Infra como Especialista de Engenharia, atuando com foco em melhorias embasadas em análise de construtibilidade preliminar (Fase de Prospecção) até a análise de construtibilidade especifica, a qual deve ocorrer durante a fase de execução da obra.


Marcelo Minoru Passerotti

É formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em MBA Executivo em Administração pelo Instituto Mauá de Tecnologia, possui 22 anos de experiência em projetos de infraestrutura, sendo 13 anos de Camargo Corrêa Infra, atuando na área de Produção em obras de grande complexidade. Atualmente atua como Gerente de Produção na obra da Estação Morumbi – Linha 17 (Metrô).


Luís Gustavo de Oliveira Zanin

É formado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas,  possui mais de 25 anos de experiência sendo 12 anos de Camargo Corrêa Infra atuando nas áreas de Coordenação e Gerenciamento de Obras de Grande Porte, Gerenciamento de Portfólios de Projetos e atualmente atua como Gerente Comercial para novas captações de projetos e desenvolvimento de parcerias para concorrências Públicas / Privadas e Novos Negócios na área de Infraestrutura no Brasil.


Democratização BIM


Andressa Dionízio Pádua

Graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos USP, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Estácio. Atua como Engenheira de Planejamento na Camargo Corrêa Infra e possui 8 anos de experiência na área em obras de montagem e de infraestrutura metroviária.


Darcio Mandarano

Engenheiro Civil, certificado PMP – Project Manager Professional e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIA-USP. Atua na Camargo Corrêa há 20 anos, iniciando sua trajetória nas áreas de Orçamento, Planejamento, Produtividade e Controle de Obras. Antes de migrar para a área de Tecnologia da Informação, foi responsável pelo Sistema de Gestão da Empresa – SIGO, onde desenvolveu uma metodologia de processos integrada aos sistemas de informação da companhia. Focado em Transformação Digital, é Gerente Corporativo de Tecnologia da Informação deste 2013


Eudes Dutra da Silva

Engenheiro Civil, graduado na Universidade Nove de Julho, trabalha a 07 anos em obras de Infraestrutura, sendo os últimos 05 anos trabalhando na área de Produção da Camargo Corrêa onde hoje é Engenheiro de Produção da Estação Morumbi do Metrô.


Fernanda Ribeiro

Engenheira Civil, certificada pelo PMI e pós-graduada em Engenharia Ferroviária. Possui mais de 20 anos experiência no setor de construção atuando em diferentes áreas, orçamentos, planejamentos, medições com terceiros, negociações de contratos e novos negócios, pleitos, e apoio a área de produção. Atualmente atua como coordenadora de Engenharia, Planejamento e Qualidade nas obras do BRT de Salvador.


Juan Guedes

Formado em Engenharia pela UFSJ, Mestrado pela UFLA,MBA em Gerenciamento Lean, Doutorando em Engenharia de Produção UFBA. Possui mais de 15 anos de experiência sendo 11 anos de Camargo Corrêa Infra, atuando nas áreas de produção e manutenção. Atualmente a lidera produção e manutenção no projeto Consórcio Metrô Tramo 3.


Marcelo Nonato

Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão de Projetos e em Magistério Superior. Na Camargo Corrêa Infra há 27 anos, possui experiência em diversas áreas com produção, planejamento, produtividade, engenharia, “Project Control”, competitividade de custos, inovação e gestão do conhecimento. Atualmente é responsável Gerência Corporativa de Construção Virtual e desde o ano de 2019 coordena o curso “Especialização em BIM aplicado à implantação de obras de Infraestrutura”, em parceria com o Instituto de Engenharia.


Machine Control


Amadeu Martinelli

Formado Engenheira Mecânica com experiência de 14 anos na gestão de frota de equipamentos pesados na construção civil dentro da Camargo Corrêa Infra. Atualmente atua como Gerente de Equipamentos, é responsável por uma frota de 1.100 equipamentos e lidera o projeto de inovação “Machine Control”.


André Baitello

Engenheiro Naval e Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, possui 12 anos de experiência na Camargo Corrêa Infra e empresas do grupo, atuando em construção naval e offshore, novos negócios, gestão de participações e inovação. Atualmente é especialista da CCInfra atuando em projetos de inovação e de transformação tecnológica no setor de infraestrutura.


Caroline Abreu

Formada em Engenharia Civil e Especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas possui 15 anos de experiência com passagem em projetos hidrelétricos e com atuação nas áreas de planejamento, engenharia, qualidade e produção na Camargo Corrêa Infra. Hoje lidera a área de inovação e transformação tecnológica da Camargo Corrêa Infra.


Guilherme Sampaio

Formado em Engenharia Civil possui mais de 13 anos de experiência na Camargo Corrêa Infra executando de obras de grande porte, atuando nas áreas de produção, planejamento e engenharia. Atualmente trabalha na engenharia do escritório central da construtora no desenvolvendo de novos projetos de infraestrutura e suporte às obras em andamento. 


José Donizetti Zaduzzo

Tecnólogo em Construção Civil e Pós-Graduado em Desenvolvimento Gerencial possui mais de 40 anos de experiência em gestão de produção, planejamento, metodologias executivas, dimensionamentos, gestão de equipes operacionais, orçamentos e custos. Atualmente atua como Especialista de Engenharia, dando suporte as novas propostas.


Método Maturidade


Deise Galbiatti

Formada em Engenharia Civil pela UFSCar e com Especialização em Engenharia de Qualidade pela Escola Politécnica da USP, possui 20 anos de experiência na área da Qualidade, 13 deles na Camargo Corrêa. Atualmente atua em corporativamente e com apoio às obras, com foco nas atividades de garantia e controle da qualidade.


Kathleen Alcântara

Formada em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC/ MG e pós-graduanda em Analytics e Big Data pela Fundação Getúlio Vargas, atuou durante 4 anos com controle físico financeiro de obras. Atualmente atua na Área de Controles Internos e Auditoria da Camargo Corrêa Infra e em paralelo atua em de projetos de inovação, sendo um deles o Projeto de Maturidade do Concreto, que visa a otimização de tempo e consumo de insumos através do monitoramento em tempo real das peças concretadas.


Marcelo Oliveira

Possui 15 anos de experiência em suporte tecnológico das atividades de Qualidade, fiscalização e apoio a produção civil, terceiros e interfaces com mecânica e elétrica, e supervisão de atividades desenvolvidas no laboratório. Atualmente, atua como Inspetor de Controle de Qualidade nas obras do metrô São Paulo – Estação Morumbi.


Renata Zamboni

Graduada em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia Civil na área de Materiais de Construção, MBA em Gestão da Qualidade Total e pós-graduação em Engenharia de Segurança. 18 anos de experiência na realização de Auditorias de Sistemas de Gestão da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social, Qualificação e Monitoramento de Fornecedores, além de ter atuado no apoio e acompanhamento de auditorias externas de órgãos certificadores e de clientes.


Substituição de Estrutura Metálica


Claudio Santana

Graduação em Engenharia Civil (1997 – E. E. Mauá) e MBA em Engenharia de Produtos (2005 – USP), possui 23 anos de experiência em obras de infraestrutura. Na Camargo Corrêa Infra desde então, já atuou em diversos projetos, principalmente no segmento de Energia. Atualmente atua como Especialista em Planejamento e Engenharia coordenando a elaboração de proposta de novas obras.


Décio Mauro Lourenço

Formado em Engenharia Civil e Especialização em Gestão de Projetos pela DC – DINSMORECOMPASS, possui mais de 39 anos de experiência sendo 31 anos de Camargo Corrêa Infra, atuando nas áreas de Construção, Engenharia, Desenvolvimento de Novos Negócios e Inovação. Atualmente integra a equipe de Engenharia, Planejamento e Produção Corporativa.


Luiz Gustavo Pinto de Oliveira

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Possui mais de 22 anos de experiência, tendo iniciados suas atividades na Camargo Corrêa Infra ainda como estagiário. Atualmente, na área de Gestão de Projetos, lidera a implantação das obras do BRT e Metrô Tramo 3, ambas localizadas em Salvador-BA.


Treinamento em Realidade Virtual


Daniela Ballardin

Daniela Ballardin formada em Gestão em Recursos Humanos e Pós-Graduação em Design Instrucional pelo SENAC. Possui 8 anos de experiência atuando na Área de Recursos Humanos – Treinamento e Desenvolvimento. Atualmente lidera a Implantação de Treinamentos em realidade virtual nas Obras e a implantação da Plataforma Online de Treinamentos nas Obras e no Escritório Central. 


Heidi Pauferro da Silva

Engenheira Civil e Master Business Administration em Digital Business pela Faculdade de Informática e Administração Paulista – FIAP. Possui 9 anos de experiência no segmento, 7 deles na Camargo Corrêa Infra. Atualmente atua com foco nas frentes de Cultura de Inovação e Programa de Intraempreendedorismo para aceleração de startups interna, na busca de desenvolver nos profissionais da empresa mindset Lean Startup.


Jean Carlos da Silva

Formado em Engenharia Elétrica e com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, possui mais de 15 anos de experiência, sendo 02 anos de Camargo Corrêa Infra. Atualmente coordena as áreas de Segurança do Trabalho e Socioambiental na obra de construção de Linha de Transmissão do Lote 18.


Joice Barroso Vicente

Joice Vicente formada em Administração de Empresas pela FEI e Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela BBS possui mais de 13 anos de atuação como Business Partner em Recursos Humanos e possui experiência generalista em relação aos processos da área. Atualmente atua como Talent Acquisition conduzindo os programas de porta de entrada na Camargo Corrêa Infra.


Uso de IA com Drones


André Verones

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá, ingressou na Camargo Corrêa em 2008, atuando na área de Engenharia. Passou por grandes Projetos no Brasil, como Mineroduto Minas-Rio e Duplicação da Estrada de Ferros Carajás. Atualmente atua na equipe de Engenharia da sede da CCInfra em São Paulo.


Caio Kague

Engenheiro Civil e Mestre em Transformação Digital e Indústria 4.0 pela Universidad Isabel I de Castilla. Possui mais de 10 anos de experiência no segmento de construção de infraestrutura, sendo deles 6 na Camargo Corrêa Infra. Atualmente focado no programa de open innovation conectando a CCInfra com startups visando à solução de problemas estratégicos.


João Paulo Auad

Formado em Engenharia Civil, ingressou na Camargo Corrêa em 2001, atuando na área de produção executando projetos de diversos segmentos por todo Brasil. Atualmente atua na gerência de produção do lote 21 em Santa Catarina. (Obra de linha de transmissão).



Sobre o InovaInfra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *