Placas de tapumes e sobra de madeira de outras obras. Estas eram as condições dos alojamentos que os trabalhadores da construção civil enfrentavam nos canteiros de obra brasileiros até a década de 80. Hoje, estes alojamentos tipo “barracos” dão lugar a edificações com estruturas metálicas feitas de perfis de aço galvanizado, paredes térmicas e aparecem como alternativa segura, prática e confiável no mercado para construção de uma vila de operários padronizada, com toda infraestrutura e segurança de uma casa convencional.
A Metal Módulos, empresa do grupo Eurobras, lançou a Casa Modular Eurohome, com modelos de habitações de 22 a 66 m² que visa atender, além dos canteiros de obras, a estabelecimentos com fins temporários como ponto de vendas, atendimento e serviços gerais ou até mesmo empreendimentos imobiliários permanentes com custos muito menores. Trata-se de edificações versáteis, fáceis de montar, duráveis, confortáveis, resistentes e totalmente reaproveitáveis, ou seja, não geram resíduos e não agridem o meio ambiente.
Conforto termo acústico e facilidade na montagem
Para montagem de uma casa de 66 m², são necessários apenas cinco dias e três pessoas, após a confecção de um piso de concreto. A estrutura principal é composta por perfis dobrados galvanizados anti-ferrugem e as paredes e a cobertura são revestidas por um painel termo acústico, formadas com chapas em aço pré pintado (branco) e miolo de poliestireno expandido (EPS). É possível viabilizar desde uma casa pequena de 22 m² com um dormitório ao estilo kitnet, até uma de casa de três dormitórios com varanda ou quatro quartos com possibilidade de extensões de acordo com a necessidade dos clientes. Toda a estrutura da casa pesa em torno de 1.500 kg.
“É conforto e segurança com baixo custo de aquisição e praticidade logística, principalmente na montagem e desmontagem”, diz Thelma Buzzoni Moraes, diretora comercial da Eurobras. “Há ainda a questão da proteção da saúde do trabalhador. Quem, por exemplo, reaproveita containers marítimos – que antes transportavam cargas – pode correr o risco de causar danos à saúde se esses containers não forem devidamente descontaminados em seu interior”, completa.
A tecnologia que utiliza de estruturas metálicas de aço galvanizado não só mudou o cotidiano dos trabalhadores como permitiu ampliar os horizontes. Presente em diversos segmentos: obras, civis, mineração, agronegócio, indústria petroquímica, órgãos públicos, enfim toda e qualquer instalação que necessite acomodar pessoas provisoriamente – ou não –, a Eurobras possui uma linha de produtos pronta para uso.
Hoje, com as estruturas de canteiros de obra precisando ser montada em prazos cada vez menores em função da urgência das obras, as construções modulares em aço galvanizado resolvem a questão tempo, com algumas horas de trabalho. Até porque, além da praticidade, oferece todo o conforto necessário aos moradores, qualquer que seja o clima da região.
A empresa ainda oferece galpões com altura interna de 3 m e 5,5 m, também para todos os tipos de edificações como refeitórios, escritórios, sanitários ou até mesmo hotéis e pousadas. O Exército Brasileiro usufruiu deste conceito na construção de seus alojamentos e infraestrutura nas missões de paz no Haiti.
Kit Completo
Para oferecer ao mercado kits completos, a Metal Módulos trabalhou em parceria com uma das mais tradicionais empresas de mobiliário do país, a 15 de Novembro Móveis e Utilidades Ltda., de Santo André, que tem mais de 65 anos na atividade.
Assim, as casas são comercializadas com a opção de mobiliário completa – camas, sofá, guarda roupas, armário de cozinha, mesa de jantar e outros complementos. “As casas chegam completas. Assim os gestores das obras não precisam ter nenhum outro tipo de preocupação”, diz Thelma.
“Nós desenvolvemos o projeto de mobiliário e decoração para atender às necessidades de um casal e dois filhos, utilizando móveis desmontáveis e práticos que possam ser transportados de um lugar para outro, observa Marco Paulo Malavolta, gerente comercial da 15 de Novembro. Mas temos como entregar a casa completa qualquer que seja o tamanho.
Após a homologação para ser utilizada como moradia temporária, a Metal Módulos deve direcionar o produto para outras aplicações, como habitações populares permanente, chalés para pousadas e hotéis e condomínios já que ,segundo o fabricante, as casas de aço galvanizado em EPS substituem com vantagens as pré-fabricadas em madeira.
Ficha Técnica
1. Área Construída – 68,44m2
2. Tempo de montagem – 5 dias uteis (após a execução do piso de concreto)
3. Recurso Humano – 3 pessoas
4. Piso – De concreto reforçado segundo as dimensões do projeto (modelo)
5. Estrutura Principal – Tubos dobrados e soldados, galvanizados anti-ferrugem e pintura de acordo com o projeto
6. Estrutura Secundária – Perfis dobrados, galvanizados anti-ferrugem e pintura de acordo com o projeto
7. Parede Hidráulica – Painel Termo Acústico composto por chapas em aço pré pintado (branco) com miolo de poliestireno expandido (EPS)
8. Paredes e Cobertura – Painel Termo Acústico composto por chapas em aço pré pintado (branco) com miolo de poliestireno expandido (EPS)
9. Acabamento do Piso – Laminado em madeira , frio tipo cerâmica, vinílico ou pintura