A Case Construction Equipment investiu R$ 36,5 milhões no lançamento e nacionalização de seis modelos de escavadeiras hidráulicas que vão de 13 a 37 toneladas. As máquinas estão sendo fabricadas na unidade de Contagem (MG). A produção nacional passa a cobrir 90% do mercado, conforme afirma Roque Reis, vice presidente da marca na América Latina. Segundo ele, a nacionalização traz inúmeras vantagens, como acesso às principais linhas de financiamento do BNDES, entre elas Finame, Finame Agrícola e Pronamp.
A empresa já estava produzindo em Contagem 12 modelos em cinco linhas de produtos: a escavadeira hidráulica CX220C, as pás-carregadeiras W20E, 621D, 721E e 821E; a retroescavadeira 580N; as motoniveladoras 845B, 865B e 885B; e os tratores de esteiras 1150L, 1650L e 2050M. O restante dos 32 modelos ofertados para o mercado nacional era importado. Com a entrada dos cinco modelos de escavadeiras, o número total de máquinas nacionais subiu de 12 para 17.
Características
Toda a série de escavadeiras ganhou lanças, braços e opções de caçambas heavy duty, para serviços pesados, que asseguram maior durabilidade desses implementos. O sistema hidráulico foi otimizado proporcionando melhor distribuição da vazão das bombas nos movimentos combinados. A tubulação foi redimensionada para evitar o máximo de perdas de carga, aquecimento do óleo hidráulico e carga desnecessária ao sistema, o que resultaria em maior consumo de combustível.
As escavadeiras são equipadas com motores eletrônicos com certificação Tier III. Possuem rotação ligeiramente reduzida, também passaram por ajustes para melhor adaptação a cada condição operacional e ambiental. O sistema de injeção é menos sensível a combustível com alto teor de enxofre, possibilitando assim maior vida útil dos componentes.
Novas funções hidráulicas e no próprio motor, por exemplo, o sistemaShut Down programável, que desliga o motor se nenhum atuador for utilizado durante 3 minutos, contribuem para diminuir o consumo de combustível.
Foi ainda adicionada à funçãoAuto Idle,que reduz a rotação do motor para marcha lenta quando não utilizado nenhum atuador durante cinco segundos. Já a função calibre ECO exibe em tempo real, em uma escala de dez, as fases do nível de economia de energia, permitindo que o operador monitore constantemente o consumo.
Modelos
CX130C –O modelo tem peso operacional 12.900 kg ou 13.500 kg (na versão com lâmina) e motor de 95 HP. Está entre as principais aplicações a abertura de valas em banhados, construção de pequenas barragens para irrigação, abertura de valas para redes de esgoto e carregamentos de caminhões.
CX180C –O modelo imediatamente superiorao de 13 t é a CX180C, com peso operacional de 17.815 kg e motor de 119,6 HP, que se encaixa nas demandas do mercado de aluguel por sua versatilidade, e em algumas aplicações feitas por escavadeiras de 20 t, como a colheita florestal.
CX220C Série 2 –Com 23.774 kg e motor FPT Industrial de 147,8 HP, opera tanto em serviços leves quanto em minerações e escavações de médio porte.
Cx240CMass Excavator– Com motor FPT Industrial de 147,8 HP e peso operacional de 24.917 kg. O modelo possui algumas similaridades com a CX220C Série 2, como o tamanho da máquina, a potência do motor e o torque. Mas, possui maior contrapeso, braço reduzido, além de caçamba maior e mais robusta, alcançando maior rendimento nessasoperações.
CX350C– O modelo foi desenvolvido para aplicações em que o objetivo é a alta produção, como é o caso de construções e duplicações de rodovias, que exigem o carregamento de grande quantidade de caminhões. Possui motor de 268,2 HP e peso operacional de 38.201 kg.
CX370CMass Excavator– A CX370CMass Excavatorpossui várias similaridades com o modelo CX350C, como potência e tamanho, mas com braços mais robustos e contrapesos maiores, que aumentam a capacidade de elevação e garantem maior produtividade em minerações e extrações pesadas. É equipada com motor de 268,2 HP e tem peso operacional de 38.574 kg.
Fonte: Redação OE