Completando a lista de novidades apresentadas ao mercado mundial a Caterpillar apresentou três novas escavadeiras hidráulicas de porte médio – a 320D L com raio de rotação padrão, a 320D LRR com raio de rotação reduzido, e a 321D LCR com raio compacto. As novas máquinas da Série D apresentam maior desempenho e versatilidade do que as máquinas da Série C que elas substituem. Têm o motor Cat® C6.4 com Tecnologia ACERT™ para operação eficiente de combustível e cumprimento das emissões permitidas. Uma nova cabina espaçosa permite que o operador tenha conforto na 320D L e na 320D LRR, e o novo layout da cabina ajuda os operadores na 321D LCR.
As escavadeiras têm aproximadamente 7% mais de potência do motor e pressão hidráulica aumentada para maior força de ruptura, mais força de levantamento e maior tração de drawbar, que se combinam para permitir tempos de ciclo mais rápidos e produtividade superior. O circuito pesado de levantamento é agora padrão nos modelos da Série D. Ao toque de um interruptor, o levantamento pesado aumenta a pressão hidráulica para um maior desempenho de levantamento.
As três máquinas têm um desempenho comparável, mas cada uma tem forças exclusivas, descritas a seguir:
– A 320D L substitui a 320C L e tem um raio de rotação da cauda de 9 pés (2,75m). Foi projetada para a construção pesada e para a construção em geral, e oferece o maior envoltório (envelope) de escavação, mais opções de chassi e articulação frontal, bem como acesso no nível do chão aos pontos de manutenção mais importantes. A 320D L tem um peso operacional de 47.554 libras (21.570 kg).
– A 320D LRR substitui a 320C LU. O desenho de raio reduzido da 320D LRR tem um raio de rotação da cauda de 6 pés e 7 polegadas (2,00m). O projeto do raio reduzido serve bem à escavadeira para trabalhos em áreas com espaço restrito, tais como em cidades e em aplicações industriais ou demolições. Ela pode ser equipada com um pacote de resfriamento forte do ambiente. A máquina tem uma cabina de tamanho completo e excelente acesso para manutenção. O raio reduzido da máquina oferece uma plataforma muito estável e o contrapeso adicional dá à máquina um equilíbrio que é similar ao da máquina padrão. A 320D LRR tem um peso operacional de 53.361 libras (24.200kg).
– A 321D LCR substitui a 321C LCR. Com um raio de rotação da cauda de 5 pés e 6 polegadas (1,68m), a escavadeira de raio compacto foi projetada para girar com pouco ou nenhum contrapeso estendido além das suas esteiras (lagartas). Para minimizar ainda mais o invólucro (envelope) de trabalho, a lança esta posicionada mais para trás na estrutura superior em comparação com a escavadeira padrão. O desenho reduz o raio de rotação na frente quando a lança está puxada para cima para facilitar a operação em espaços limitados.
Outra opção é o Sistema de Controle de Ferramenta para os modelos da Série D. O Sistema de Controle de Ferramenta é exclusivo da Caterpillar e permite que os operadores e técnicos estabeleçam fluxos e pressões hidráulicas auxiliares usando o monitor na cabina ao invés de usar ferramentas de serviço caras. O cliente pode estabelecer antecipadamente e armazenar até 10 regulagens de fluxo e pressão para 10 diferentes ferramentas de trabalho hidráulico-mecânicas.
Alto desempenho e baixo consumo de combustível
As novas escavadeiras contam com o motor da Cat C6.4 que produz 148 cavalos de potência líquida (110 kW). O motor tem a Tecnologia ACERT, que combina melhorias incrementais no consumo de combustível, gerenciamento de ar e controle eletrônico para otimizar o desempenho do motor e para atender aos regulamentos de emissão Tier 3 da EPA americana.
O módulo A4 de controle eletrônico ADEM™ gerencia o consumo do combustível para obter o melhor desempenho por unidade de combustível utilizada. O sistema de gerenciamento do motor fornece mapeamento flexível do combustível, permitindo que o motor responda rapidamente a variadas necessidades de aplicação.
As máquinas incorporam sistemas adicionais para economizar combustível. O Modo de Potência Padrão pode reduzir o consumo de combustível em até 8% quando executando trabalhos que não exigem potência total. O Controle Automático de Velocidade do Motor corta a velocidade do motor em situações sem carga ou de carga leve. O sistema de resfriamento tem um ventilador que funciona conforme a demanda e é controlado por uma embreagem viscosa, que ajusta automaticamente a velocidade do ventilador para atender às necessidades de resfriamento.
Fonte: Estadão