A Caterpillar Brasil expandiu sua operação de remanufaturados em Piracicaba (SP), a Cat Reman. Com a ampliação, a unidade passou de 2.750 m² para 11.000 m², distribuídos em quatro galpões: três dedicados à produção e um ao armazenamento de componentes.
A iniciativa incluiu modernização da planta, com automação, segurança e inovação tecnológica. A revista O Empreiteiro visitou a Cat Reman com as novas instalações.
Desde 2013 a Cat Reman atua no país na remanufatura de componentes de motores, como cabeçotes e conjuntos de biela e pistão. Com a expansão, a unidade passa também a produzir motores de partida e alternadores remanufaturados.
Para Carlos Alexandre de Oliveira, presidente da Caterpillar Brasil, a Cat Reman “é uma opção de trazer um produto com a mesma qualidade, confiabilidade e garantia de um novo com um preço mais acessível, representando um novo ciclo de vida para o componente”.

Ele destaca que nos Estados Unidos a prática já é bem estabelecida. “Aqui no Brasil tem o desafio de reconhecer a manufatura como sendo parte integrante do modelo sustentável”, ressalta. “Nós também estamos ampliando o leque de produtos de nosso portfolio”, acrescenta.
Fábio Zaquetti, gerente sênior de operações da Cat Reman, explica que os produtos são uma alternativa acessível, oferecidos a preços que variam de 45% a 85% do valor de uma peça nova (mediante devolução do casco).
“É importante também o cliente conhecer a remanufatura e aprender um pouco mais a diferença da remanufatura do reparo e do recondicionamento”, diz. Segundo ele, a remanufatura melhora a disponibilidade do produto no mercado local.
O gerente afirma ainda que, com a expansão da unidade de remanufatura, haverá um aumento significativo do quadro de colaboradores da unidade, passando de 20 para 160.

Uma das modernizações da unidade é a implementação de um Sistema de Armazenamento Modular Vertical (VLM – Vertical Lift Module), que permite programar automaticamente onde as peças serão armazenadas e quando serão coletadas, otimizando o espaço físico.
A planta também contará com três veículos autoguiados (AGVs) para movimentação interna de materiais, além de empilhadeiras equipadas com sistema de inteligência artificial (ADAS), capazes de identificar a presença de pessoas no ambiente e interromper automaticamente o funcionamento.
A estimativa é que a nova operação atinja 100% da capacidade produtiva no primeiro trimestre de 2027.
Confira o vídeo da visita em nosso canal do Youtube:



