A Caterpillar anunciou nesta quarta-feira (8) a abertura de uma nova fábrica em Piracicaba, interior de São Paulo, na qual serão investidos R$ 20 milhões com o apoio da Investe São Paulo. A unidade fará a remanufatura de componentes de motores e montagem de mangueiras hidráulicas e tem previsão de entrar em operação em agosto de 2013.
De acordo com o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil, a unidade, instalada em uma área de 10 mil m², estima remanufaturar 10 mil componentes por ano. “Estamos visualizando essa demanda anual, mas temos capacidade para mais que isso.”, completa.
Essa será a primeira unidade de remanufatura da Caterpillar na América do Sul. A empresa possui atualmente 17 fábricas espalhadas pelos Estados Unidos, México, Europa, Singapura e na China. A futura fábrica brasileira será a 18ª do mundo.
A montagem da fábrica está sendo executada pela construtora Nobre. “A reforma e adequação do prédio deve ser finalizada até o final de maio”, explica José Bertoncin, gerente de operações da Caterpillar Brasil. Essas duas operações devem empregar 70 funcionários operacionais e técnicos.
A remanufatura consiste em devolver um componente no fim da vida útil a condição de novo em um processo industrial. Neste processo, os componentes no fim da vida útil são desmontados, limpos, rigorosamente inspecionados e, se aprovados, são reaproveitados por meio das avançadas tecnologias de recuperação da Caterpillar. Os componentes recuperados são, então, combinados com peças Cat genuínas novas em componentes de motores Cat Reman.
Segundo Greg Folley, vice-presidente da divisão de remanufatura e componentes da Caterpillar, esse produtos reduzem os custos operacionais do equipamento ao mesmo tempo em que ampliam a disponibilidade para o trabalho.
Além disso, segundo ele, os componentes remanufaturados custam entre 40 a 60% dos componentes novos, garantindo a qualidade. No Brasil, a fábrica Reman fará cabeçote, conjunto de pistão, biela, camisa e anéis, bombas de água e de ar.
“A vantagem para o meio ambiente está na redução de até 85% de energia, 90% de água, 99% de matérias-primas e 99% de resíduos sólidos, utilizando assim menos espaço de aterro”, afirma.
No mesmo local da fábrica Reman, a Caterpillar está abrindo também uma fábrica de mangueiras hidráulicas para dar suporte à expansão dos negócios da Caterpillar no País. Esta operação será a nona fábrica Caterpillar no mundo especializada em produtos de mangueiras e a primeira no Hemisfério Sul. A fábrica de remanufatura e mangueiras hidráulicas será a 14ª instalação da Caterpillar no Brasil.
Presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil, estima remanufaturar 10 mil componentes por ano na nova fábrica
Foto:Denise Casatti
Fonte: Padrão