A Caterpillar anunciou que as carregadeiras de rodas de pequeno porte da Série K Cat® – 924K, 930K e 938K – foram completamente reprojetadas, incorporando novas funcionalidades.
As máquinas contam agora com sistema de transmissão hidrostática controlado eletronicamente, nova articulação otimizada do braço de levantamento no conceito de braço em “Z”, cabine do operador aprimorada e facilidade na escolha nas ferramentas de engate rápido e caçambas para melhor correspondência da máquina ao tipo de aplicação.
Segundo a fabricante, o motor Cat C7.1 Acert™ oferecem economia de combustível de até 30%, comparado aos modelos da Série H. Os modelos série K são equipados com sistema de transmissão hidrostática contínua, com quatro faixas de velocidade. Uma nova funcionalidade é o limitador de velocidade que permite ao operador ajustar a velocidade máxima de solo em até um km por hora (1 km/h). Um sistema de controle de tração acionado pelo operador ajuda a reduzir a rotação das rodas e o consequente desgaste de pneus. Uma trava frontal diferencial aprimora a tração nos modelos 930K e 938K.
As bombas de deslocamento variável, com sensor de carga para os sistemas de direção e implemento, reduzem o desperdício de potência. As carregadeiras também incorporam, entre outras características, uma funcionalidade de amortecimento eletrônico para o desengate automático e fim de curso dos cilindros, o que reduz o estresse de operação. Os intervalos de manutenção do filtro hidráulico são ampliados para 2.000 horas.
Fonte: Redação OE