O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, será o segundo maior do País com 73 mil m2 de área de exposição e deverá colocar o Ceará no circuito de captação de eventos nacionais e internacionais, já que o Brasil está entre os 10 países do mundo em número de realização de eventos internacionais. A previsão de entrega do empreendimento é ainda para este mês de julho – o que foi possível, entre outros motivos, com a utilização das suas formas metálicas especiais para concretagem de caixas, vigas e pilares.
A obra impressiona por seu projeto arrojado, tamanho e características das peças pré-fabricadas. As construtoras Galvão e Andrade Mendonça, responsáveis pela obra, optaram por locar os equipamentos da Oeste Fôrmas, por ser referência na fabricação e locação de formas de alumínio e escoramentos para a construção civil.
Para se ter ideia da dimensão da obra e estrutura do projeto, a Oeste forneceu pilares de 28 m para a construção. Devido ao tamanho dos equipamentos, para serem transportados da fábrica à obra, eles são fabricados em duas partes (15,5 m e 12,5 m) e soldados na obra (em média de dois pilares por dia). No total, a construção tem 300 pilares. Já as lajes pré-fabricadas de concreto fornecidas pela empresa suportam sobrecargas de 1500 kg e as vigas contam com um reforço extra, de forma a suportar as elevadas cargas previstas. A obra conta ainda com 90 vigas. Além desses equipamentos, foram alugados 26 mil m³ de concreto pré-fabricado e peças de concreto com 30 t.
Fonte: Estadão