Categorias

25 de janeiro de 2021

Plataforma de informação sobre Infraestrutura, Construção Industrial e Edificações

Centro logístico é construído com ocupação plena do terreno

3 min read
A Bresco Investimentos entrega em novembro mais um empreendimento, na cidade de Itupeva (SP). Localizado no km 75 da rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Cout

 

Augusto Diniz – Itupeva (SP)

A Bresco Investimentos entrega em novembro mais um empreendimento, na cidade de Itupeva (SP). Localizado no km 75 da rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, que liga Itu a Jundiaí, o condomínio logístico possui 39 mil m² de área total construída. Este investimento é o primeiro especulativo da empresa, que é reconhecida no mercado por desenvolver projetos sob medida (built-to-suit).
 

"A obra avança a partir da parte de trás do terreno para a frente dele", conta a engenheira responsável pela obra, Diana Azambuja, da construtora Marco Projetos e Construções. "O planejamento atende a este requisito para evitar posterior dificuldade de acesso." É que o terreno onde está sendo construído o empreendimento tem alta taxa de ocupação.

 

Tudo seguiu este critério, desde a fundação, passando pela montagem da estrutura pré-fabricada de concreto (pilares e vigas) até a montagem da cobertura de estrutura metálica em duas águas.

 

Ela explica, por exemplo, que o piso intertravado que vem sendo hoje colocado na via de acesso às docas (30% já foram assentados) avança cuidadosamente também da parte de trás do terreno para a frente.

 

"Essa parte não pode ser diferente. Inclusive, o assentamento deve ser sequencial e não em partes, para não ter problemas", relata. "Até nisso temos que seguir o planejamento porque, à medida que se coloca o piso, já não se devem ter mais obras pesadas naquele trecho do galpão".

 

Diana: Obra avança de trás para frente
 

A obra do centro logístico de 40 docas teve início em março de 2015. Diana chegou ao sítio em fevereiro para iniciar a mobilização. "É um diferencial da Marco montar um bom canteiro, para atender as exigências do contratante e o nosso próprio pessoal", conta.

 

O pé-direito do empreendimento tem 13,60 m. O fechamento é de telha trapezoidal no topo, seguido de faixa acrílica (para entrada de luz), um novo segmento metálico, e mais 40 cm de mureta de alvenaria no pé com uma veneziana ancorada nela para entrada de ar.

 

A cobertura metálica possui vários domos de acrílico para entrada de luz. O piso já tem mais de 30% desenvolvido, com carga de 6 t m² e 15 cm de espessura.

 

"Estamos entregando ao cliente um piso industrial de altíssima qualidade, garantida através de procedimentos rigorosos de execução. Os índices de planicidade são duas vezes maiores do que especifica o projeto", afirma Diana. "Para o cliente, o resultado será uma melhoria na operação, visto que facilita o tráfego de empilhadeiras."

Piso industrial feito com procedimento rigoroso de execução, agregando valor ao empreendimento; e
fechamento metálico em quase toda sua extensão
 

Além do galpão logístico, o local possui portaria, subestação, área de apoio ao caminhoneiro, refeitório e área de convivência – estes feitos de alvenaria. A água de chuva será armazenada para reúso em jardinagem e banheiros.

 

O projeto será entregue em novembro deste ano. Hoje, a obra tem cerca de 50% de avanço. Os trabalhos estão entrando no pico, e espera-se aproximadamente 300 pessoas no canteiro.

 

 

Ficha Técnica – Centro Logístico Bresco Itupeva (SP)

 

– Projeto executivo e construção: Marco Projetos e Construções

– Piso (projeto): Azambuja Engenharia e Geotecnia

– Piso (execução): Fernandez Engenharia

– Cobertura: Medabil

– Pré-fabricado: Cassol

– Terraplenagem: Maciel

– Outros fornecedores: Brasmix (concreto), EPC do Brasil (fibras), Estaf Equipamentos (locadora), Geracom (geradores), Guildaumec (guindastes), T.A.M. Miranda (contêineres) e Troza (montagem)

– Volumes: 152 pilares, 106 vigas, 2.943 m² de lajes, 805 t de estrutura metálica

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *