Acaba de ser lançado, no País, o vidro Intelligglass. Conhecido no exterior como vidro privativo ou "cortina de vidro", esse produto é usado nas mais sofisticadas residências dos Estados Unidos.
Graças a tecnologia avançada, um display ultrafino colocado entre duas lâminas permite que, com um toque, o vidro passe rapidamente de translúcido a opaco, oferecendo total privacidade.
O vidro inteligente é ideal para residências, principalmente em paredes de vidro para dividir ambientes, box de vidro, janelas para banheiros, hidromassagens, saunas, terraços e varandas. Também atende perfeitamente às necessidades de privacidade de ambientes comerciais.
A tecnologia do display consiste em partículas suspensas em um cristal líquido que permite que no estado de repouso -modo desligado- o vidro permaneça opaco, na realidade branco leitoso, com total privacidade. No modo ligado, as partículas mudam de posição, permitindo a passagem da luz. Pronto: o vidro vira translúcido! O acionamento é feito por interruptor manual, controle remoto ou sensor de presença., inclusive por luz solar
Em modo opaco, o vidro também pode ser usado como tela para projeção de imagem de home theaters e funciona como filtro dos raios ultravioleta. A tecnologia é aplicada em vidros laminados, mas também pode ser usada em blindados, garantindo, ainda, a segurança.
O Intelligglass também se destaca por ser eco-friendly. O vidro e os cristais líquidos podem ser reaproveitados e a tecnologia é caracterizada pelo baixo consumo de energia elétrica e por oferecer ao ambiente um melhor desempenho térmico e acústico graças ao "insulation", que é a capacidade de um determinado material de impedir a passagem de energia de uma de suas faces à outra e a filtragem dos raios ultra violeta, que permite economia com ar-condicionado.
A tecnologia original americana agora é fabricada no Brasil, com custo mais acessível aos consumidores e 5 anos de garantia.
Fonte: Estadão