Clayton de Mendonça relata os desafios da obra Nova Subida da Serra em Petrópolis/RJ

Quais foram as soluções de engenharia utilizadas nessa obra?

Deve-se destacar o uso da solução em solo reforçado, Terramesh® Grid, executada as margens da rodovia para duplicação de um trecho da Nova Subida da Serra em Petrópolis/RJ, no Km 89.

Como toda solução de muro em solo reforçado, o Terramesh® Grid tem seu desempenho garantido através da transferência de esforços de tração para os reforços que são utilizados. Seu diferencial é adotar uma mescla de reforços primários de alta resistência (geogrelhas MacGrid®) e reforços secundários em malha hexagonal de dupla torção associados (sem costura ou conexões) a um paramento frontal em gabião preenchido com rachão. Dentre vários benefícios, para este projeto destaca-se:

– Paramento frontal drenante;

– Eliminação de formas e gabaritos ou escoras e área à frente do muro livre para uso;

– Maior rigidez e monoliticidade da face obtida com a introdução de reforços secundários – Terramesh System;

– Execução sem necessidade de tratamento de face posterior devido ao emprego do Terramesh System;

– Fácil adaptação geométrica;

– Grande produtividade;

– Não geração de passivos ambientais ou resíduos de construção.

Quais os maiores desafios encontrados?

Dentre os maiores desafios estava a logística de transporte da pedra rachão para preenchimento da face em gabião. A distância de transporte envolvida era de aproximadamente 5 km, com a presença de um vale na borda da rodovia com um desnível de 28 metros. Além disso, havia uma camada de solo mole na base da escavação, que foi um dos motivos pelos quais se optou pelo uso da solução Terramesh, capaz de absorver as deformações provenientes do processo construtivo sobre tal camada.

Quantas pessoas eram gerenciadas por você? 

Havia cerca de 100 pessoas distribuídas entre os serviços de construção efetiva da contenção, entrega da pedra rachão, terraplenagem, projetos e acabamento.


Clayton T. de Mendonça

Iniciei minha trajetória na Maccaferri América Latina em 2005 como estagiário e no ano de 2007 me formei como Engenheiro Civil. Na sequência até meados de 2008 estive na área comercial cuidando efetivamente de vendas técnicas no interior de São Paulo.

Com a crescente demanda de nossos clientes por obras com excelência, passei a fazer parte da equipe de obras da empresa do Grupo Maccaferri – MacService Serviços de Engenharia Ltda.

Na MacService de 2008 a 2013 participei da gestão de obras em todo o território nacional, além de experiências no Peru e Equador. Em 2013 me pós gradei em Gestão da Construção Civil (FGV).

De 2013 a 2017 estive a frente e na coordenação da equipe de planejamento e orçamento de obras, onde tivemos a oportunidade de participar de um processo de estruturação da empresa.

Atualmente sou Gestor Técnico e Comercial da MacService onde juntamente com a toda a equipe estamos contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de todo o Grupo Maccaferri.

Fonte: Maccaferri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *