O Ministério da Infraestrutura assinou contrato de concessão do terminal STS20, no Porto de Santos (SP), com o consórcio Hidrovias do Brasil. O leilão do terminal aconteceu em agosto do ano passado.
Durante os 25 anos do contrato, a Hidrovias do Brasil vai operar uma área de mais de 29 mil metros quadrados e três armazéns, destinada à movimentação de fertilizantes e sal. A empresa já possui atividade logística de transporte de grãos e fertilizantes no Norte do Brasil e hidroviário nos rios Uruguai, Paraguai e Paraná.
A capacidade de armazenagem anual do terminal é de 1 milhão de toneladas para sal e de 2,6 milhões de toneladas para fertilizantes. No caso dos fertilizantes, os insumos são importantes, pois abastecem a cadeia agrícola no centro do país. Já no caso do sal, que chega ao porto via cabotagem do Nordeste, o insumo abastece várias cadeias da indústria nacional, sobretudo no estado de São Paulo. Hoje, o terminal movimenta cerca de 50% do sal que chega e sai do Porto de Santos.
Entre os investimentos previstos no terminal, estão obras de demolição e de construção de armazéns, reforço do cais público, dragagem de aprofundamento, derrocamento do berço de atracação, aquisição de equipamentos para descarregamento de navios e para transporte de fertilizantes, além da instalação de balanças rodoviárias.
Os investimentos anunciados pelo governo para modernização do terminal portuário são de R$ 219 milhões.