Em reunião realizada no Gabinete do Prefeito de Nova Mutum na manhã de ontem a Comissão Pró-Construção da MT 010 definiu o traçado da estrada, constituiu a Associação dos Beneficiários da Rodovia MT 010 e elegeu a primeira diretoria. Agora, de acordo com o prefeito Lírio Lautenschlager serão cumpridos todos os procedimentos burocráticos necessários e, posteriormente, articulados os apoios para a formação do Consórcio que integrará produtores, município e Estado com vistas à pavimentação do traçado definido pelos municípios.
Agora, segundo o prefeito de Nova Mutum, deverão ter início às negociações com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). “A estrada vai atender vários municípios e o governo do Estado vai querer saber quais serão os compromissos a serem assumidos pelos produtores e pelas prefeituras, até porque aquela é uma região onde estão localizados vários assentamentos do Incra e os assentados não têm condições de arcar com muitos compromissos financeiros”, observou o chefe do Executivo mutuense.
A proposta do prefeito de Nova Mutum é que tanto as prefeituras quanto os produtores respondam por 5% da obra, cada segmento, totalizando um investimento na ordem de 10% do montante necessário. Mas essas são questões a serem definidas posteriormente na medida em que a Associação precisa estar legalizada para oficialização de propostas. O prefeito de São José do Rio Claro, Massao Paulo Watanabe destacou a importância de aproveitar a força dos grandes produtores, mas sem deixar de lado o apelo social, já que a obra poderá ser fator preponderante para o desenvolvimento dos assentamentos.
Nessa mesma perspectiva se posicionaram outros prefeitos. Milton Geller, de Tapurah, destacou a importância da estrada para o desenvolvimento econômico e social da região. “Esta é uma estrada extremamente importante”, disse. Geller destacou, ainda, que o governador Blairo Maggi já teria empenhado seu compromisso em colaborar. “O governador afirmou que ajudará e que será necessário abrir e reunir forças. Mas não adianta esperar que o governo tome a iniciativa”, disse. O aspecto social também foi um dos pontos destacados pelo prefeito de Diamantino, Erival Capistrano.
Durante a exibição do mapa das áreas a serem abrangidas pela Estrada MT 010, com a discussão de um possível traçado da obra, bem como as questões ambientais como: nascentes, matas e áreas de preservação. A ideia é buscar o menor traçado, com menor custo e o maior número de beneficiários possível.
Para representar a Associação, cuja sede ficará no município de Tapurah, à avenida Paraná, 125, a comissão elegeu a seguinte diretoria: Alfeu Boscoli Neto – Nova Mutum; Vice-Presidente: Cláudio Vilela – São Jose Rio Claro; Tesoureiro: Sergio Martins Vilela – Tapurah; Segundo tesoureiro Ivo Guyss – São Jose do Rio Claro; Secretário: Régis Adriano Porazzi – Tapurah; Segundo Secretário Oliseu Batista Ferreira – Diamantino; Conselho Fiscal: Titulares: Roque Rother Filho – Pontal do Marape; Valdemir Donizete Leite – São Jose do Rio Claro; Ademir José Lauxen – Ipiranga; Conselho Fiscal Suplente: Pedro Girardi – Ipiranga do Norte; Natanael Casavechia – São Jose do Rio Claro; e Airton Pessy – Nova Mutum.