A Serra das Araras, trecho crítico da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) entre São Paulo e Rio de Janeiro, inicia uma fase de transformação. A concessionária RioSP (empresa da Motiva) lidera o projeto Nova Serra das Araras, com um investimento total de R$ 1,5 bilhão na duplicação e reconstrução dos 16 km da via (km 225 ao km 233).
Este trecho, caracterizado por desnível de 377 m e curvas sinuosas, registra um fluxo mensal de 390 mil veículos, sendo 36% deles veículos de carga que transportam mais da metade do PIB brasileiro. A alta periculosidade é confirmada pela Polícia Rodoviária Federal, que registrou 34 acidentes no primeiro semestre de 2025 apenas no trecho de Piraí, com sete tombamentos.
Detalhes do Projeto e Ganhos Operacionais
O novo traçado visa melhorar radicalmente as características técnicas da rodovia e a segurança dos usuários. O projeto contempla:
- Oito faixas (quatro por sentido) mais acostamentos.
- Construção de 24 novos viadutos, totalizando 4.503 metros de extensão.
- Implantação de 3 passarelas e 2 rampas de escape.
Com a duplicação, a velocidade será elevada para 80 km/h, o que permitirá uma redução de 25% no tempo de percurso na subida (sentido São Paulo) e de até 50% na descida (sentido Rio de Janeiro).
Logística de Execução: 34 Frentes de Trabalho Simultâneas
Com 40,5% de execução e um pico de 2.600 colaboradores (podendo chegar a 5 mil), o projeto está em sua fase mais intensa, com 34 frentes de trabalho em andamento:
- Infraestrutura Pesada: Execução de 24 viadutos, serviços de terraplenagem (incluindo detonações), e construção de 93 contenções (cortinas atirantadas, solos grampeados e gabiões).
- Eficiência e Apoio: Implantação de 8 km de pista de serviço exclusiva para reduzir impactos no tráfego, além de centrais de concreto, usina de asfalto e britagem (com reaproveitamento de rocha).
- Segurança: Construção de duas rampas de escape na pista de descida, melhoria em 14 pontos de acesso e via marginal na pista Sul.
As interdições para detonação em rocha são pontuais e programadas na pista de subida (sentido SP), de segunda a quinta-feira, das 13h às 15h.
Medidas Ambientais e Parceria de Engenharia
O projeto inclui medidas rigorosas de sustentabilidade, como a construção de viadutos para passagem de fauna, drenagem adequada com caixas de contenção de produtos perigosos e soluções para minimizar o impacto ambiental.
A EGTC Infra (ex-Engetec) é a empresa de engenharia contratada para as obras, baseadas no projeto da Outec Engenharia.
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O prazo total dos trabalhos é de 52 meses. A previsão de entrega da nova pista de subida (sentido SP) é fevereiro de 2028, e a pista de descida (sentido RJ) deve ser concluída em fevereiro de 2029.







