Novas pistas na Serra das Araras terão 24 viadutos e a subida será entregue em Fev/28

Novas pistas na Serra das Araras terão 24 viadutos e a subida será entregue em Fev/28

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A Serra das Araras, trecho crítico da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) entre São Paulo e Rio de Janeiro, inicia uma fase de transformação. A concessionária RioSP (empresa da Motiva) lidera o projeto Nova Serra das Araras, com um investimento total de R$ 1,5 bilhão na duplicação e reconstrução dos 16 km da via (km 225 ao km 233).

Este trecho, caracterizado por desnível de 377 m e curvas sinuosas, registra um fluxo mensal de 390 mil veículos, sendo 36% deles veículos de carga que transportam mais da metade do PIB brasileiro. A alta periculosidade é confirmada pela Polícia Rodoviária Federal, que registrou 34 acidentes no primeiro semestre de 2025 apenas no trecho de Piraí, com sete tombamentos.

Detalhes do Projeto e Ganhos Operacionais

O novo traçado visa melhorar radicalmente as características técnicas da rodovia e a segurança dos usuários. O projeto contempla:

  • Oito faixas (quatro por sentido) mais acostamentos.
  • Construção de 24 novos viadutos, totalizando 4.503 metros de extensão.
  • Implantação de 3 passarelas e 2 rampas de escape.

Com a duplicação, a velocidade será elevada para 80 km/h, o que permitirá uma redução de 25% no tempo de percurso na subida (sentido São Paulo) e de até 50% na descida (sentido Rio de Janeiro).

Logística de Execução: 34 Frentes de Trabalho Simultâneas

Com 40,5% de execução e um pico de 2.600 colaboradores (podendo chegar a 5 mil), o projeto está em sua fase mais intensa, com 34 frentes de trabalho em andamento:

  • Infraestrutura Pesada: Execução de 24 viadutos, serviços de terraplenagem (incluindo detonações), e construção de 93 contenções (cortinas atirantadas, solos grampeados e gabiões).
  • Eficiência e Apoio: Implantação de 8 km de pista de serviço exclusiva para reduzir impactos no tráfego, além de centrais de concreto, usina de asfalto e britagem (com reaproveitamento de rocha).
  • Segurança: Construção de duas rampas de escape na pista de descida, melhoria em 14 pontos de acesso e via marginal na pista Sul.

As interdições para detonação em rocha são pontuais e programadas na pista de subida (sentido SP), de segunda a quinta-feira, das 13h às 15h.

Medidas Ambientais e Parceria de Engenharia

O projeto inclui medidas rigorosas de sustentabilidade, como a construção de viadutos para passagem de fauna, drenagem adequada com caixas de contenção de produtos perigosos e soluções para minimizar o impacto ambiental.

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A EGTC Infra (ex-Engetec) é a empresa de engenharia contratada para as obras, baseadas no projeto da Outec Engenharia.

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O prazo total dos trabalhos é de 52 meses. A previsão de entrega da nova pista de subida (sentido SP) é fevereiro de 2028, e a pista de descida (sentido RJ) deve ser concluída em fevereiro de 2029.


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