Governo inglês adota modalidade BIM e busca economia de 20% em obras

Compartilhe esse conteúdo

Juntando-se à Suécia e à Alemanha, a Inglaterra implementa os projetos eletrônicos no formato BIM nas concorrências públicas. Este foi umdos destaques do evento global Be Inspired, da Bentley, realizado em Londres, mês passado (outubro), quando seis júris independentes escolheramas iniciativas de infraestrutura e industriaisque se ressaltaram em diversas categoriase campos de atividades

Joseph Young – Londres (Inglaterra)

 
O executivo principal da desenvolvedora desoftwaresde engenharia, Malcolm Waters, abriu a conferência apontando que Londres mostra hoje um cenário urbano recheado de guindastes de construção, superando inclusive Pequim, na China. O projeto Crossrail, da capital inglesa, é hoje o maior empreendimento de infraestrutura em andamento na Europa, ao custo de £ 15 bilhões que, além de novas linhas de trens metropolitanos, inclui também a renovação de algumas estações do metrô construídas no século passado.
 

Enquanto isso, no Parque Olímpico de Londres, estão sendo desmontadas diversas estruturas provisórias, como o estádio de basquete, as arquibancadas laterais do centro de natação, e a parte superior das arquibancadas do estádio Olímpico. Ali, a configuração final prevê o surgimento do parque Queen Elizabeth, a ser usufruído pela população de East London, uma das regiões mais pobres da Europa, incorporando inclusive uma vila residencial com metade das unidades destinadas aos moradores de baixa renda.

Depois do famoso prédio Gherkin, desenhado por Norman Forster, de perfil arredondado, a capital britânica inaugurou a torre Shard, que parece inacabada no seu topo irregular onde as fachadas se encontram. Por ora, é o edifício mais alto da Europa medindo 306 m — tem apenas 4 m a mais do que o edifício Capital City Moscou Tower, na Rússia.

Menos gastos

Na conferência global de infraestrutura da Bentley, o que chamou a atenção foi o programa BIM do governo inglês para implantação de projetos eletrônicos suportados porsoftwaresde gestão nas obras públicas, que têm a meta de reduzir em até 20% o custo de construção no horizonte de 2016. Na sequência, em anos seguintes, pretende buscar redução maior ainda de até 35% no custo das obras e de 50% nos prazos de execução. Pelos padrões clássicos da construção brasileira, parece algo impossível — mas o governo inglês e sua consultoria privada mostra o caminho das pedras, que envolve a participação das próprias empresas de engenharia atuantes no mercado.

Instituições públicas de outros países também estão adotando os recursos avançados de software para enfrentar problemas antigos de gestão. A municipalidade de Cancun, no México, emprega essas tecnologias para identificar os proprietários que ampliam suas casas ou instalações comerciais, para atualizar a cobrança de imposto territorial independente das vistorias in loco. A receita cresceu 30% em menos de doze meses na localidade.

Já a empresa de saneamento de Manila, nas Filipinas, utiliza um software para identificar, através de perdas de carga hidráulica, os locais de vazamento na rede de água, com precisão georreferenciada, reduzindo os custos de reparos pontuais de forma drástica.

Os projetos premiados

Os seis júris independentes elegeram no evento da Bentley, entre os finalistas, os projetos de infraestrutura e do setor industrial que sobressaíram em diversos quesitos, com abordagens inovadoras em gestão de empreendimentos, compartilhamento de informações, soluções tecnológicas, redução de custos e prazos. Todos os projetos premiados têm um denominador comum: o uso extensivo dosoftwareProjectWise — com ganhos quantitativos e qualitativos testados pelas empresas de engenharia envolvidas, muitas vezes validados pelos contratantes e proprietários.

O salvamento recente do navio Costa Concordia no litoral da Itália, em Isola del Giglio, foi uma das estrelas dessa conferência global e recebeu dupla premiação — o capitão Nicholas Sloane foi eleito “Herói de Infraestrutura” por sua participação-chave no projeto de resgate do navio; e a empresa Tecon S.r.l. ganhou o prêmioBe Inspiredna categoriaInovação em Engenharia Off Shore, como projetista das estruturas metálicas sobre as quais o casco se apoiou ao ser recolocado na vertical por meio de um guindaste embarcado em uma barcaça.

O sistema de cabos de aço ancorados no fundo do mar foi instalado pela empresa Trevi, que executou 12 furos a 15 m de profundidade no leito marinho com uma perfuratriz DTH Wassara, onde foram chumbados tirantes para fixar os blocos de ancoragem. Os cabos mantinham o navio estável na encosta onde encalhou, para a colocação de flutuadores no lado exposto do casco e ser, em seguida, içado pelo guindaste para a posição vertical.

As plataformas, que tiveram de suportar o casco de 290 m e peso total de mais de 92 mil t (o dobro do peso do Titanic), foram fabricados em dique seco e embarcados ao local. Foi a primeira vez que se resgatou um navio sem desmantelá-lo. A Tecon projetou as seis plataformas submersas, contratada pelo consórcio Titan (EUA)/Micoperi (Itália). O programa SACS, da Bentley, foi empregado em todas as análises estruturais das plataformas — carga do casco, transporte, içamento no ar e no mar, interação das estacas de apoio com o solo, força das ondas e combinação desses fatores. O programa gerou informações em 3D, calculando sucessivas mudanças das condições na sequência dos trabalhos. O navio foi resgatado com o casco íntegro, apenas com os danos provocados na colisão com o fundo rochoso do mar.

3D e 4D

O prêmio deInovação no Governofoi concedido ao projeto Crossrail, o maior projeto de infraestrutura hoje em curso na Europa. Ao custo de £ 15 bilhões, são 118 km de ferrovias ligando Maidenhead e Heathrow, com 21 km de túneis gêmeos por debaixo da região central de Londres, até Shenfield e Abbey Wood. Na capital, serão construídas oito estações no subsol
o e uma na superfície.

O sistema prevê 42 viagens por hora e capacidade para 200 milhões passageiros/ano. A empresa usou o formato BIM nos projetos e modelagem extensiva em 3D e 4D, através de um ambiente comum de informação (ACI) baseado numa configuração customizada do programa ProjectWise. O ACI é o único local para armazenar informações de projeto, e daí eram gerenciadas e disseminadas entre as equipes multidisciplinares trabalhando em 25 contratos de projeto, 30 projetos executivos e 60 contratos de construção e logística, envolvendo 10 mil fornecedores. Os modelos 4D permitiram, por exemplo, chegar a soluções que reduziram as interferências e riscos de retrabalho em cerca de 5% nas oito estações, com economia estimada de £ 8 milhões. Estes resultados também deixam como legado o uso extensivo de 4D em projetos complexos, que passará a ser adotado como padrão pelo governo britânico.

O prêmio especial deUso Abrangente do BIMfoi dado ao projeto do terminal Midfield do aeroporto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, com área de 750 mil m², comportando 40 milhões de passageiros/ano.

A estrutura, com planta em X, está localizada entre duas pistas de pouso e sua complexidade trouxe enormes demandas sobre as atividades de projeto, construção e compras, levando a proprietária Abu Dhabi Airports Co. a exigir uma abordagem 100% baseada em BIM, para facilitar todas as etapas, inclusive a manutenção durante o ciclo de vida.

A empresa contratada, CCC-Consolidated Contractors Co., valeu-se da sua experiência de 17 anos na modalidade BIM para implementar a integração de sistemas, em que o fluxo de documentos eletrônicos era coordenado através de um centro com monitores dedicados a cada um dos setores – projeto, construção, logística, listagem e compra de materiais e gestão do proprietário –, permitindo que a resolução de questões críticas das obras fosse reduzida de 28 para 7 dias.

O processo de “clash detection” em 3D era obrigatório na fase de projeto, antes da execução. Um exemplo foi o refinamento da montagem da fachada, onde se economizou 50 mil homens/hora e cerca de US$ 1 milhão em custos. O programa de construção sequenciada em 4D durou 200 dias e tinha de ser validado por todas as partes envolvidas.

Um dos resultados foi a eliminação de cinco guindastes de torre, tendo a simulação das obras revelado que teriam uso efetivo de apenas 10%. Outro foi a redução de 90% no custo direto da equipe topográfica em campo. Um terceiro efeito importante no uso do BIM foi eliminar as discrepâncias de volumes de serviço entre contratantes e subempreiteiros, porque os cálculos eram transparentes e monitorados por todos os envolvidos. O processo funcionou bem porque a base BIM, com suporte de programas da Bentley, foi meticulosamente estruturada ao longo de um ano. O novo terminal está orçado em US$ 3,2 bilhões.

Uso abrangente

Outra ganhadora do prêmio deInovação no Uso Abrangente do BIMfoi a ponte estaiada de Mokpo, na Coreia do Sul, um recente exemplo da paixão global por esse tipo de estrutura esbelta e elegante. Ela conecta o porto North Harbor à ilha de Goha, facilitando o acesso pela rodovia da costa ocidental ao aeroporto internacional de Muan.

O Ministério de Infraestrutura escolheu a GS Engineering & Construction para projetar essa ponte de 3,06 km, cujo custo estimativo atinge US$ 290 milhões. A empresa projetista utilizou o programa RM Bridge para a análise estrutural integrada ao longo de todo o projeto, inclusive a etapa crítica do controle geométrico do método de construção por balanços sucessivos. O programa também realizou a modelagem em 4D, análise das etapas de construção, controle da montagem da estrutura, e análise dinâmica dos ventos. Como resultado, a projetista estima os ganhos de prazo no projeto técnico em cerca de US$ 1 milhão.

O prêmio de Inovação em Gerenciamento de Sistema de Transportefoi outorgado à Utah Transit Authority, de Salt Lake City, Estados Unidos. Essa agência expandiu seu sistema de gerenciamento do transporte metropolitano, chamado TAM, para se habilitar aos incentivos do programa federal norte-americano MAP-21. O software InspectTech, da Bentley, foi empregado para estruturar um amplo programa que inclui inventário, inspeção, manutenção, avaliação de obsolescência de sistemas e componentes e estimativa de tempo para riscos de falhas operacionais. Isso possibilitou inspeções de campo, e também prever manutenção programada e ocorrência de falhas futuras. Uma experiência aproveitável para os sistemas de trens metropolitanos de São Paulo e outras capitais brasileiras.

 Um projeto que concorreu como finalista, embora não tenha ganhado, foi o da plataforma FPSO OSX-3, destinada à Bacia de Santos, em São Paulo, desenvolvido pela empresa indiana L&T Valdel Engineering. O trabalho, encomendado pela Modec International,, demandava projeto modular de 15 conjuntos da superestrutura da plataforma e 10piperacksem apenas 12 meses — algo comum hoje na indústriaoffshore, em que os prazos são cada vez menores para projeto e montagem industrial.

A projetista utilizou o programa SACS para modelagem, análise e refinamento da superestrutura da FPSO, e o programa STAAD para dimensionar as estruturas metálicas terciárias. Todas as cargas estáticas e dinâmicas pré-serviço e em serviço foram avaliadas e as interferências foram checadas visualmente. O tempo de montagem foi reduzido e houve uma economia de aço da ordem de 15%.5%.

Fonte: Redação OE


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário