O Edifício Eólis, um prédio corporativo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, se tornou um exemplo pioneiro de sustentabilidade na construção civil. O projeto, que foi entregue em 2005, já integrava princípios inovadores, como o gerador eólico no topo para cogeração de energia, o telhado verde e um sistema de aproveitamento da água da chuva.
Para garantir a performance dessas soluções, a Inovatech Engenharia, especializada em sustentabilidade na construção, foi responsável por estruturar e implantar um sistema de gestão da operação do edifício. Após um diagnóstico detalhado, a equipe constatou o alto desempenho do Eólis, o que possibilitou a certificação imediata na fase programa da operação, pelo renomado Processo AQUA, da Fundação Vanzolini.
O trabalho de planejamento e estruturação de processos levou seis meses, e o passo seguinte foi a implantação de um sistema de gestão completo. Rotinas de manutenção foram ajustadas para garantir, por exemplo, o funcionamento constante do sistema de captação de águas pluviais, com potencial para atingir níveis superiores de eficiência. Além disso, foram criados procedimentos para compras de materiais, incentivando o uso de produtos concentrados para reduzir a geração de resíduos.
A sustentabilidade de um edifício depende diretamente das pessoas que o utilizam. Por isso, a Inovatech Engenharia envolveu os cerca de 200 usuários do Eólis, que participaram de sessões de treinamento e receberam comunicação visual para multiplicar o conhecimento sobre os novos procedimentos.
O Edifício Eólis representa um exemplo de como o compromisso do cliente, aliado à expertise em gestão ambiental, pode transformar um projeto em um modelo de sustentabilidade na operação e uso, demonstrando que a redução do impacto ambiental é um esforço coletivo e contínuo.
Leia também: Mudanças no projeto reduzem impacto ambiental





