Edifício Jatobá, em São Paulo, conquista Certificação LEED EB O&M

O Edifício Jatobá, construído pela Engeform Engenharia, em parceria com a Bratke-Collet, e tendo a Engeform Desenvolvimento Imobiliário como síndica, acaba de conquistar mais uma certificação LEED.

Além de ser Green Building Council Gold, o empreendimento atingiu o nível máximo da certificação em operação e manutenção e receberá o selo LEED EB O&M (Leadership in Energy and Environmental Design – Existing Buildings – Operation and Maintenance).

Com isso, ele estará entre os 10 únicos prédios do Brasil com esse selo. Localizado na região da Berrini, em São Paulo, desde a fase de concepção, foi planejado visando a redução dos impactos ambientais ao longo de toda a sua vida útil.

Não à toa, essa certificação, que é a mais renomada e utilizada em todo o mundo, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC), reforça todas as caraterísticas sustentáveis do prédio. A empresa responsável pela consultoria da certificação LEED foi o CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), Unidade de Sustentabilidade.

Para a nova conquista, o empreendimento passou por uma avaliação minuciosa dos seguintes quesitos: localização e transporte, desempenho energético, uso eficiente de água, gerenciamento de resíduos e experiência humana. Para se ter uma ideia, apenas considerando a avaliação da experiência humana, o edifício é 30% mais eficiente, em comparação com o benchmark nacional, e 15% considerando o mercado internacional. Já em termos de transporte, desempenho energético e gestão de resíduos, por exemplo, a eficiência é maior, respectivamente, em 6%, 3% e 9% no cenário brasileiro.

Olhando para o benchmark global, os percentuais para esses mesmos itens são maiores em 8%,11% e 9%. “O Edifício Jatobá Green Building une forma e função em um único espaço sustentável e ideal para acolher da melhor forma pessoas e negócios. É um imenso orgulho para nós, da Engeform, que já havíamos conquistado a certificação Gold na categoria ‘Construção’, aumentar o reconhecimento do prédio com esse novo selo, na categoria ‘Manutenção e Operação’, desta vez na classificação máxima, que é a Platinum. Como empresa irmã da Engeform Engenharia e atual síndica do edifício, temos a certeza do pleno cumprimento do nosso propósito que é construir relações duradouras por meio de espaços que inspiram, impulsionam negócios e promovem a arte de viver”, comemora Andréa Pirani, Gestora Executiva da Engeform Desenvolvimento Imobiliário.

Para André Abucham, diretor-superintendente da Engeform Engenharia, “mais do que nos atentarmos e refletirmos sobre inovação e sustentabilidade, investimos nesses quesitos, valorizando a relação das pessoas com o meio ambiente. Na fase de obra, quando passamos pela pré-certificação que resultou no primeiro selo, o Gold, a análise inicial previu a diminuição de 79% no impacto de resíduos lançados em aterro, utilização de 20% de materiais com conteúdo reciclado e de 48% de materiais regionais, além do uso de 100% de madeira certificada.

Esse compromisso foi perpetuado e, hoje, o novo selo é o maior reconhecimento desse trabalho.” Com design impactante, o Edifício Jatobá possui fachadas desenvolvidas a partir da orientação solar, que garante entrada de luz e ventilação natural, além de contribuir significativamente com a redução do consumo de energia elétrica. Seu sistema de ar-condicionado é setorizado e individualizado, a irrigação e lavagem das áreas comuns são feitas por meio da captação de água de reuso e os jardins laterais das coberturas também contribuem para o conforto térmico da edificação. Além disso, o empreendimento conta com 40% de área livre.

Vale mencionar ainda que os condôminos usufruem de dispositivos economizadores de água, como arejadores, descarga dual flush, torneiras e mictórios hidromecânicos, coleta seletiva de lixo e coleta de eletroeletrônicos. Além das certificações LEED, o edifício Jatobá é vencedor de três prêmios: iF Comunication Design Awards, ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e Colunistas Design 2011. Mais informações sobre o empreendimento e o portfólio completo do grupo Engeform podem ser conferidos pelo site: www.engeform.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *