Em busca do TEMPO PERDIDO

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Perto de completar 38 anos de operação, o metrô paulistano está aquém de atender à capacidade do usuário. Equipamentos obsoletos e estações saturadas mostram que ele não se renovou ante a atual demanda

Renato Brandão

Nos últimos anos, a Companhia Metropolitana de São Paulo elaborou vários estudos para expansão de sua rede metroviária. A meta mais recente do governo do Estado é de que, até 2020, a capital tenha uma rede com 184,2 km de extensão. Embora preveja um crescimento bem mais modesto do que de megacidades, como Délhi, Pequim e Xangai, a proposta, se concretizada, mais do que dobraria os atuais 74 km da rede paulistana.
Durante o primeiro semestre deste ano, quatro grandes obras ocorreram simultaneamente. São duas ampliações nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás e a construção de dois novos ramais, em sistema monotrilho (um na zona leste e outro na zona sul).
A segunda etapa da Linha-4 Amarela prevê a construção de acessos (como escadas rolantes e elevadores) e a instalação de equipamentos e o acabamento para quatro novas estações: Fradique Coutinho, São Paulo/Morumbi, Oscar Freire e Higienópolis/Mackenzie. Ainda será preciso construir um túnel de 1,5 km de acesso à Estação Vila Sônia, a própria Estação Vila Sônia e um terminal de ônibus. O investimento será de R$ 1,8 bilhão e a previsão de entrega é para 2014.
Na Linha 5-Lilás, as equipes de escavação de túnel, nos dois sentidos entre as estações Largo Treze (em operação) e Adolfo Pinheiro (em construção), concluíram no final de maio o encontro completo de ligação do túnel escavado.
De acordo com o Metrô, a futura estação Adolfo Pinheiro está sendo construída por um método de escavação que utiliza cinco poços para a estrutura civil da edificação. Cada poço possui 32,8 m de diâmetro e 24 m de profundidade. A nova estação está prevista para ser inaugurada em 2013. A ligação dela até o Largo Treze compreende 400 m de extensão.

Novos projetos

O governo do estado já pediu a desapropriação de imóveis localizados no traçado das novas linhas anunciadas. Segundo o Metrô, a Linha 15-Branca está em fase de prospecção geológica. O ramal de 13,5 km de extensão projeta integrar a estação Vila Pudente, da Linha 2-Verde, com uma futura estação na Rodovia Presidente Dutra (Tiquatira).
Já a Linha 6-Laranja tem previsão para início de obras em 2013. A obra, em sua primeira fase, prevê um eixo desde a estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, até uma futura estação a ser construída no bairro de Brasilândia. A linha terá 15,9 km de extensão e 14 estações na primeira etapa.
O Metrô disse ainda que foram comprados 151 novos trens e está em curso a reforma de 98 trens. Além disso, está sendo implantado um novo sistema de controle de trens, para evitar problemas, como o acidente ocorrido na Linha 3-Vermelha, em maio, ou de interrupções esporádicas de tráfego na rede por motivos diversos, como falta de energia e problemas de sistema.

Como Viena e Dubai

A extensão atual da rede metroviária paulistana equivale à de Viena. No entanto, a capital austríaca conta com uma população metropolitana oito vezes menor que a paulistana. Também com um número de habitantes bem inferior ao de São Paulo, precisamente cinco vezes menor, Dubai conta com os mesmos 74 km de rede metroviária. A diferença, no caso, é que o sistema da cidade árabe começou a ser construído há apenas 6 anos.
Nos últimos 20 anos, outras metrópoles globais investiram pesado em metrô. Três delas do chamado grupo dos Bric: Pequim, Xangai e Délhi. De todas as metrópoles mundiais com mais de 11 milhões de habitantes e que dispõem de um sistema de metrô, somente São Paulo, Buenos Aires, Cairo e Rio de Janeiro possuem rede abaixo de 75 km de extensão.

35 redes metroviárias do mundo

Cidade

País

População metropolitana (milhões)

Início operação

População/km

Tamanho (km)

Linhas

Estações

Passageiro/dia

Pequim

China

19,6

1969

57 mil/km

372

15

192

7,5 milhões

Seul

Coreia do Sul

23,6

1974

61 mil/km

389,3

16

314

7 milhões

Moscou

Rússia

11,7

1935

38 mil/km

305,7

12

185

6,5 milhões

Tóquio

Japão

32,4

1927

166 mil/km

195,1

9

179

6,3 milhões

Xangai

China

23

1995

54 mil/km

424,8

11

242

5,6 milhões

Hong Kong

China

7,1

1979

41 mil/km

174,4

10

82

4,1 milhões

Paris

França

12

1900

56 mil/km

215

16

301

4 milhões

Cairo

Egito

11,1

1987

159 mil/km

69,8

3

60

4 milhões

Berlim

Alemanha

4,4

1924

13 mil/km

331,5

15

166

3,9 milhões

México

México

20,1

1969

100 mil/km

201,4

11

175

3,8 milhões

São Paulo

Brasil

19,9

1974

267 mil/km

74,3

5

64

3,7 milhões

Nova York

Estados Unidos

19,2

1904

50 mil/km

398

26

468

3 milhões

Londres

Reino Unido

13,7

1863

35 mil/km

402

11

270

3 milhões

Madri

Espanha

5,2

1919

16 mil/km

324

12

326

2,5 milhões

Cingapura

Cingapura

5,2

1987

26 mil/km

199,4

5

141

2,4 milhões

Osaka/Kobe/Kyoto

Japão

18,6

1933

143 mil/km

129,9

8

125

2,3 milhões

Santiago

Chile

6,9

1975

67 mil/km

103

5

108

2,3 milhões

Teerã

Irã

13,2

1999

110 mil/km

120

4

69

2 milhões

Buenos Aires

Argentina

12,8

1913

213 mil/km

60

6

78

2 milhões

Caracas

Venezuela

6,3

1983

116 mil/km

54,2

3

47

2 milhões

Délhi

Índia

16,3

2002

86 mil/km

189,7

6

142

1,8 milhão

Praga

República Checa

2

1974

34 mil/km

59,4

3

55

1,6 milhão

Taipei

Taiwan

6,9

1996

63 mil/km

110,1

10

96

1,6 milhão

Kiev

Ucrânia

3,6

1960

55 mil/km

65,2

3

50

1,4 milhão

Viena

Áustria

2,4

1976

32 mil/km

74,6

5

90

1,3 milhão

Rio de Janeiro

Brasil

11,6

1979

283 mil/km

40,9

2

35

1,1 milhão

Toronto

Canadá

5,6

1954

81 mil/km

68,9

4

69

1 milhão

Milão

Itália

2,9

1964

33 mil/km

88

3

94

900 mil

Washington

Estados Unidos

5,6

1976

53 mil/km

106,3

5

86

740 mil

Chicago

Estados Unidos

9,5

1892

42 mil/km

224,1

8

144

703 mil

Dubai

Emirados Árabes Unidos

3,8

2009

51 mil/km

74,6

2

43

300 mil

Recife

Brasil

3,9

1985

100 mil/km

39,5

3

28

300 mil

Oslo

Noruega

1,4

1966

17 mil/km

84,2

6

94

299 mil

Roterdã

Holanda

1,2

1968

15 mil/km

78,3

5

62

250 mil

Brasília

Brasil

3,8

2001

90 mil/km

42,4

2

23

160 mil

Fonte: Autoridades locais

Fonte: Padrão


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