A Eneva, maior operadora privada de gás natural do país, assinou o primeiro contrato para fornecimento de gás natural on-grid (conectado à rede) no Ceará. O suprimento é destinado ao Grupo Cerbras, fabricante de porcelanatos e cerâmicas e maior consumidor de gás natural do estado – trata-se do primeiro consumidor industrial a migrar para o mercado livre. O contrato prevê a comercialização de 10,95 milhões de m³ de gás natural. O fornecimento foi teve início em janeiro de 2026.
A Cerbras é uma empresa brasileira do ramo de revestimentos cerâmicos e porcelanatos, com sede em Maracanaú, no Ceará, e detentora do Selo ESG-FIEC por referência em práticas sustentáveis. Com mais de 30 anos de história e forte atuação nos mercados nacional e internacional, a Cerbras é líder no Norte e Nordeste e figura entre as maiores empresas do setor no país. “Essa união representa um marco estratégico para a Cerbras. A migração para o mercado livre de gás natural amplia nossa competitividade, fortalece a previsibilidade energética e reforça nosso compromisso com eficiência, sustentabilidade e crescimento de longo prazo”, destaca Mariana Mota, vice-presidente industrial da Cerbras.
Além do impacto direto para a empresa, o movimento também contribui para o fortalecimento do ambiente industrial no Ceará. A escolha do mercado livre de gás por grandes indústrias amplia a atratividade do estado para novos investimentos e posiciona a região como referência em soluções energéticas mais competitivas e alinhadas às demandas da indústria moderna.
Este é o primeiro contrato de fornecimento de gás natural no mercado livre do estado do Ceará, firmado pela Eneva e um consumidor industrial, contribuindo para a diversificação dos negócios da companhia e para a abertura do mercado. O gás será suprido a partir do portfólio da Eneva, por meio do Hub Sergipe, o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha nacional de transporte de gás, um diferencial competitivo que garante estabilidade no fornecimento.
“A parceria com a Cerbras simboliza o trabalho consistente da Eneva no desenvolvimento de soluções para ampliar a oferta de gás natural no mercado, diversificando clientes e incentivando a produção nacional. Viabilizar a migração do primeiro consumidor industrial no Ceará ao ambiente livre de gás representa um avanço importante no fortalecimento da presença da Eneva no mercado, principalmente no Ceará, e reforça o papel estratégico da companhia na oferta de soluções energéticas completas”, afirma Marcelo Lopes, diretor-executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.
O Hub Sergipe está localizado em Barra dos Coqueiros, município da região metropolitana de Aracaju (SE) e conta com a usina que possui capacidade de geração de 1,6 GW e uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural (FSRU) com capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³/dia.




