Depois de transformar o Sistema Metroviário de Salvador-Lauro de Freitas, que estava paralisado há seis anos, a Companhia de Transportes Metropolitanos (CTB) planeja um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a capital baiana. A companhia, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR), entregou a Estação Tramo III à operadora CCR Metrô Bahia, e é responsável pelas obras da Estação Águas Claras, no bairro Cajazeiras, prestes a ser inaugurada junto com uma nova rodoviária ainda neste ano. Está em fase de projetos um VLT para integrar o sistema metroviário.
O Governo do Estado da Bahia já anunciou a nova licitação para a implantação do modal, que também será conduzido pela CTB. “O projeto do VLT terá mais de 35 km e já está na fase final de projeto. Iremos lançar a licitação da obra até o final deste ano. Será um sistema para integrar ainda mais o transporte em Salvador, pois queremos transformá-lo em um complexo intermodal para atender toda a região metropolitana”, informou a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento, em entrevista à Revista O Empreiteiro.
A companhia recebeu o Prêmio “Distinção da Engenharia de Infraestrutura” lançado pela revista OEmpreiteiro como reconhecimento a contratantes que realizam projetos relevantes para desenvolver a infraestrutura regional no país, com forte impacto sócio-economico – durante o Fórum Infra 2025, realizado em setembro passado, em São Paulo.
A CTB foi responsável pela reativação do sistema metroviário, assumido pelo Governo do Estado da Bahia em 2013. Iniciada em 1999 pela prefeitura, a estação estava paralisada, e passou então para a tutela do governo estadual, sendo a elaboração de projetos, fiscalização e acompanhamento das obras sob responsabilidade da CTB.
Após essa mudança, o modal começou a operar em 2014 de forma assistida e em 2015 iniciou a operação comercial do Tramo 1. Em 2019, a companhia iniciou as obras do Tramo III, com R$898 milhões de investimento, sendo R$700 milhões de financiamento do Pró- -transportes e R$198 milhões com recursos próprios do Estado. Em junho passado, foi entregue a estação Campinas, que liga o sistema ao bairro de Campinas de Pirajá, com um novo trajeto que tem mais 5 km, ampliando os atuais 33 km, em operação, para 38 km. “O que fizemos foi uma expansão e este trecho não é só uma ampliação, mas um empreendimento onde temos um contrato de obras de energia, um para o sistema de sinalização e controle e outro de telecomunicação, e o contrato com a CCR Metrô Bahia para atuar como operadora e integradora de todos esses sistemas, e assim garantir a qualidade e os serviços que serão prestados”, contou a presidente.
Atualmente, o sistema é operado por meio de Parceria Público Privada (PPP) com a CCR Metrô Bahia, que venceu a licitação em um contrato por dez anos. Segundo a CTB, a concessionária já está fazendo o comissionamento, ou seja, os testes, neste primeiro trecho até a Estação de Campinas, já em operação.
O restante, até a Estação de Águas Claras, haverá um terminal de integração como um complexo intermodal, onde também será implantada a nova rodoviária de Salvador. Esse trecho dará acesso à Avenida 29 de Março com a BR-324, que será conectada a um novo Terminal de Ônibus. “A obra do primeiro trecho do Tramo III, no seu pico em 2022, chegou a ter 1.200 empregos diretos.
Com esse novo empreendimento com a rodoviária junto, deve-se desenvolver ainda mais a economia no seu entorno. Temos a expectativa de aumentar ainda mais a geração de emprego e o movimento no comércio, tanto no bairro Cajazeiras, com a nova estação, como em outros de Salvador”. Para 2024, Ana Cláudia conta que a CTB planeja uma outra expansão do sistema metroviário, que será mais 1km de túnel, da Estação Lapa até o Campo Grande. “Nós chamamos de expansão sul, onde há o teatro Castro Alves e vários bairros residenciais ao seu entorno, e com esse 1km a mais, iremos beneficiar em torno de 40 mil passageiros novos no sistema metroviário de Salvador”, concluiu Ana Cláudia.
EMPRESAS ENVOLVIDAS NAS OBRAS DO TRAMO III:
Executoras: Camargo Corrêa Infra, EPC – Engenharia Projeto e Consultoria S/A e TSEA Energia. Gerenciadora: Consórcio GMB – Gestor Metrô Bahia Sistema de sinalização e controle: Siemens Sistema de telecomunicação: IMP Engenharia Operadora: CCR Metrô Bahia.