Fabricantes, engenheiros e integradores, entre outros profissionais da área de segurança contra incêndio, firmaram parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) para formar o Grupo Setorial de Detecção e Alarme de Incêndio (GSDAI).
O objetivo do grupo é educar e trabalhar para a melhora dos padrões de segurança para proprietários e usuários de edificações; redução do risco de perda de propriedades para empresas seguradoras; proteção da indústria para possibilitar o crescimento no longo prazo e aumentar a importância da indústria de segurança contra incêndio.
O diretor de vendas da ICS Engenharia, Ilan Pacheco, explica que existem em todos os países empresas que instalam sistemas complexos com equipamentos certificados pelo UL e aprovados pela FM, seguindo as recomendações da NFPA 72 – o código de sistemas de detecção e alarme de incêndio – e apoiadas por uma equipe de profissionais qualificados e responsáveis.
Contudo, existem também empresas que instalam sistemas elétricos ou que implantam e projetam sistemas de proteção contra incêndio sem investir em treinamento ou conhecimentos técnicos, com equipamentos de procedência duvidosa e sem qualquer rigor normativo.
“Portanto, recomendo avaliar se as empresas e profissionais estão capacitados para oferecer os produtos e serviços ligados a sistemas de detecção e alarme de incêndio”, aconselha o diretor de vendas.
Fonte: Padrão