62_0417_enel_atl_procurement_egp_1920x108_02
  • Assine a revista
  • Anuncie em nossos canais
  • Acervo de revistas
  • Edições 2022
  • Edições 2021
  • Contato
  • Login para assinantes
Revista O Empreiteiro
Revista O Empreiteiro Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV BANNER BANNER DIGITAL FOX BANNER-CABEÇALHO-RANKING CONEXPO 1
  • Evento Inovainfra
  • Ranking da Engenharia 2022
  • Youtube
  • Podcast
No Result
View All Result
  • Evento Inovainfra
  • Ranking da Engenharia 2022
  • Youtube
  • Podcast
No Result
View All Result
Revista O Empreiteiro
No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes
Home Destaques

Falta de infraestrutura ameaça mercado de cruzeiros

18 de junho de 2009
in Destaques
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Linkedin
Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV BANNER-CABEÇALHO-RANKING CONEXPO 1 BANNER Revista O Empreiteiro BANNER DIGITAL FOX

O presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), Ricardo Amaral, durante apresentação na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados ontem, dia 17, se mostrou preocupado quanto à participação dos cruzeiros marítimos como alternativa de hospedagem para a Copa do Mundo de 2014. Segundo Amaral, os portos brasileiros, principalmente do Norte e do Nordeste, não estão preparados para receber novos navios que estão em construção, que precisam de 12 metros de dragagem para operação adequada.

Os terminais brasileiros de embarque e desembarque de passageiros, na avaliação do líder da Abremar, ainda estão aquém do que o turista de cruzeiros tem em outros portos no mundo e existe uma carência de equipamentos nacionais muito grande.
buy aciphex generic buy aciphex over the counter

A meta é que os portos possam receber de dois a seis mil turistas por dia. “As empresas estão dispostas a fazer esse investimento. Ainda temos tempo para isso, mas o problema é que ainda não existem esses projetos”, acrescentou.

Ele ainda alertou para o fato de o Brasil, no futuro, perder mercado para outros destinos concorrentes. “Hoje, o País se beneficia da sazonalidade da Europa, mas não vejo isso se perpetuar no futuro. O crescimento de destinos como Dubai, que concorrem com esse fluxo, está sendo maior.”
O equacionamento dos vistos das tripulações dos cruzeiros é um problema que, para Amaral, dificulta maiores investimentos das companhias no País. Os gastos com a retirada dos vistos, segundo ele, podem ultrapassar US$ 1 milhão, dependendo do tamanho do navio. “Como fazer uma previsão de investimento para uma parceria público-privada? Não só o valor do visto como o procedimento parecem ser inadequados para nossa atividade”, questionou.

Os números apresentados pela Abremar impressionaram os deputados. Na temporada passada (2208/2009) os cruzeiros receberam 520 mil passageiros, dos quais 75 mil estrangeiros e 445 mil brasileiros, gerando uma receita de US$ 340 milhões, o que resultou em US$ 34,5 milhões em impostos pagos. Somente os agentes de viagens receberam US$ 37,5 milhões em comissões. “Existe um descompasso entre o que a atividade oferece e o que é oferecido de incentivos para que ela se desenvolva”, afirmou o presidente.

Para Amaral, os cruzeiros têm estimulado o turismo doméstico, servindo como uma degustação de vários destinos. “Se o turista quiser fazer uma viagem como as oferecidas pelos cruzeiros de avião, ele não vai conseguir com um custo aceitável”. “Sabemos da reclamação de alguns setores, como a hotelaria, de que o cruzeiro é uma concorrência predatória, mas não é. Acredito que seja complementar”, disse o deputado Beto Mansur (PP-SP), apoiado pelo colega Deley (PSC-RJ): “temos que conciliar as duas atividades”.

Fonte: Estadão

MIP_BANNER_EMPREITEIRO voith capaOE 586_WEB_page-0001 voith 2
BANNER Revista O Empreiteiro CONEXPO 1 BANNER DIGITAL FOX BANNER-CABEÇALHO-RANKING Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV

Leia também

Ampliação da planta de Eteno Verde pode ser concluída em dezembro
Destaques

Ampliação da planta de Eteno Verde pode ser concluída em dezembro

20 de maio de 2022
Copel e Engie se unem para disputar leilão de LTs em junho
Destaques

Copel e Engie se unem para disputar leilão de LTs em junho

20 de maio de 2022
Preço do cimento  e concreto aumenta em São Paulo
Destaques

Preço do cimento e concreto aumenta em São Paulo

19 de maio de 2022
Skyglass Canela: plataforma estaiada de vidro “pendurada” no ar
Destaques

Skyglass Canela: plataforma estaiada de vidro “pendurada” no ar

19 de maio de 2022
Neob – Inteligência Construtiva: Plataforma para monitoramento de água, gás e energia
INOVAINFRA 2022

Neob – Inteligência Construtiva: Plataforma para monitoramento de água, gás e energia

18 de maio de 2022
Projeto Linha Verde: Lean Construction para estabilizar a produção
INOVAINFRA 2022

Projeto Linha Verde: Lean Construction para estabilizar a produção

18 de maio de 2022
voith 2 voith capaOE 586_WEB_page-0001 MIP_BANNER_EMPREITEIRO

Populares

  • Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Lançado edital de PPP do Rodoanel de BH—com aporte de R$ 5 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVELIS INVESTIRÁ MAIS R$450 MILHÕES NA FÁBRICA DE PINDA

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • BR-101 e BR-386 terão postos de pesagem da CCR ViaSul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vinci adquiriu terminal Porto Pontal, PR, onde investirá R$ 3 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VLI oferece seis vagas exclusivas para mulheres em Paulínia (SP)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVO BUGGY DE FIBRA TERÁ FÁBRICA NO SERTÃO

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • PL que prorroga a contratação de térmicas a carvão é criticado por “subsídio”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • MRV aposta em Lean Construction em busca de maior eficiência, qualidade e segurança aos operários

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Progen S.A está com vagas abertas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Revista O Empreiteiro

A Revista O Empreiteiro pertence ao grupo editorial M3 que também publica a Revista Minérios.

Siga-nos

Conteúdos por categoria

  • Blog do Nildo
  • Boletim técnico de MND
  • Business
  • Colunas
  • Construção Imobiliária
  • Construção Industrial
  • Destaques
  • DESTAQUES I
  • Edições
  • Energia
  • Entrevista
  • Equipamentos e Materiais
  • Eventos
  • Exclusivo
  • Gestão
  • Gestão de obras
  • Infraestrutura
  • Inovainfra
  • INOVAINFRA 2022
  • Investimentos & Obras
  • Licitações
  • Linha do tempo da Engenharia
  • Mulheres no Canteiro de obras
  • Obras em andamento
  • Óleo e Gás
  • Palavra do Gerente de Obras
  • Palestras
  • Profissionais da Construção
  • Projetos
  • Ranking da Engenharia
  • Ranking da Engenharia Brasileira
  • Repensando a Engenharia
  • Rodovias
  • Saneamento
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Vagas e concursos
  • Videos

Contate-nos

Comercial: [email protected]

Redação: [email protected]

Assinaturas: [email protected]

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
    • Acervo de revistas
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
CONEXPO ON_Banner_300x300-corrigido
BANNER METALICO RANKING DA ENGENHARIA

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!