O arquiteto espanhol Fermín Vázquez é um dos renomados arquitetos que participam de7 a 12 de novembro, do Batimat, principal salão de construção do mundo, que acontece a cada dois anos, no Paris Expo Porte de Versailles, em Paris, na França.
A feira, dividida em sete setores: estrutura, carpintaria, acabamentos e decoração, material e ferramentas, durabilidade dos edifícios, informática e serviços empresariais, também é considerada a maior mostra de equipamentos de construção, materiais e serviços da indústria.
No dia 09 de novembro, das 15h às 15h45, Fermín Vázquez abordará o tema Arquitetura (Arquitetura de Integração de Paisagem / Projetos de Arquitetura/ Arquitectos – Planejamento,Eventos Internacionais – O Brasilno centro das atenções), em que apresentará o projeto de revitalização do Cais Mauá, na região central de Porto Alegre (RS).
Durante o projeto de revitalização deverão ser investidos R$ 450 milhões, num modelo de concessão de 25 anos. O plano de empreendimento no antigo porto prevê abertura de restaurantes, centros comerciais e de lazer, área mista de hotel, escritórios e centro de convenções, tornando esta iniciativa a mais importante do estado para receber a Copa do Mundo de 2014.
A revitalização da área seguirá o modelo de sucesso dos projetos de revitalização do Porto de Barcelona e do Puerto Madero (Argentina).
O projeto arquitetônico do novo Cais Mauá terá influências do movimento modernista brasileiro da década de 20 do século passado, que deu contribuição muito grande à arquitetura moderna mundial, de acordo com o projeto do escritório b720.
A intervenção deverá promover a integração do cais com o centro de Porto Alegre. O escritório de arquitetura b720 cuidará essencialmente dos elementos arquitetônicos do espaço, buscando estabelecer marcos importantes na construção.
Mais informações no site www.batimat.com
b720 no Brasil
Com escritórios na Espanha (Barcelona e Madri) e agora no Brasil (Porto Alegre e São Paulo), o b720 Fermín Vázquez Arquitectos quer aproveitar o crescimento do mercado de construção e revitalização no país, para expandir seus serviços de arquitetura, urbanismo, interiores e desenho industrial para os setores público e privado.
O primeiro projeto em que o escritório está envolvido no Brasil é o de revitalização do Cais Mauá, na região central de Porto Alegre (RS) — o escritório foi contratado pelo Consórcio Porto Cais Mauá, vencedor da licitação para revitalização da área.
Fermin Vázquez
O b720, fundado em 1997 e com mais de 50 profissionais, é dirigido pelo arquiteto Fermín Vázquez, formado pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (ETSAM), com doutorado na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB). Foi professor de Projeto na Ècole d’Architecture et de Paysage de Bordéus, na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona e na Universidade Europea de Madrid. Nos primeiros anos de existência do b720, Fermín Vázquez atuou com colegas de grande prestígio internacional em projetos na Espanha, como David Chipperfield, Toyo Ito e Jean Nouvel.
“Cada trabalho nosso é resultado de um processo criativo único, sempre preocupado em conectar a construção com o entorno, a funcionalidade e as necessidades”, explica Fermín Vázquez.
Os projetos de maior destaque do b720, concluídos recentemente, são o Gran Casino Costa Brava (Lloret de Mar, Girona), o aeroporto de Lleida-Alguaire, a Cidade da Justiça de Barcelona e L’Hospitalet, as Torres Porta Fira do novo recinto de feiras de Barcelona, a recuperação da Plaza Del Torico (Teruel) e o La MolaHotel and Conference Centre (Terrassa, Barcelona). Dentre os projetos em andamento do b720 está o novo Mercat dels Encants em Barcelona.
Fonte: Estadão