FMI prevê queda no crescimento econômico dos países produtores de petróleo do Oriente Médio em 2009

Compartilhe esse conteúdo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que os países produtores de petróleo do Oriente Médio enfrentarão uma forte desaceleração econômica em 2009, impulsionada pela queda drástica nos preços do petróleo e pelas reduções na produção adotadas para conter a desvalorização do barril.

Segundo o relatório, as economias da região — que incluem desde os ricos produtores do Golfo até países em desenvolvimento como Argélia e Iêmen — deverão crescer apenas 3,6% neste ano, em comparação aos 5,6% registrados em 2008.

Preço do petróleo cairá pela metade

De acordo com o FMI, o preço médio do petróleo em 2009 será de US$ 50 por barril, valor significativamente menor do que os US$ 100 por barril registrados em 2008.

A combinação entre redução na produção de petróleo e queda de preços afetará diretamente a renda gerada pelas exportações desses países, pressionando suas economias e exigindo ajustes fiscais e estratégicos para manter a estabilidade.

Países do Golfo adotam medidas anticrise

Apesar do cenário adverso, vários países do Golfo — como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait — estão mantendo orçamentos públicos generosos. Segundo o FMI, essa postura está ajudando a minimizar os impactos da crise financeira global, mantendo investimentos estratégicos e programas sociais.

“O comprometimento com gastos públicos sustentáveis tem sido fundamental para preservar a estabilidade macroeconômica da região”, avalia o Fundo.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário