A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e a gestora de fundos Brasil Plural lançaram o Fundo InfraPaulista, uma iniciativa destinada a financiar projetos de infraestrutura nos municípios de São Paulo. O fundo terá um patrimônio de até R$ 1 bilhão e receberá propostas de investimentos a partir de janeiro.
O que é o Fundo InfraPaulista?
O Fundo InfraPaulista foi criado para atrair investidores interessados em financiar projetos privados de infraestrutura em áreas como:
- Portos e aeroportos
- Geração de energia limpa
- Iluminação pública
- Transporte sobre trilhos
- Outros projetos estratégicos para os municípios paulistas
Os projetos precisam ser propostos pela iniciativa privada, demonstrar sustentabilidade financeira e apresentar relevância pública. O retorno para os investidores ocorrerá por meio de parcerias público-privadas (PPP), concessões ou operações exclusivamente privadas.
Leia mais: Aeroportos serão explorados pela iniciativa privada
Gestão e operação do fundo
A gestão do Fundo InfraPaulista será conduzida pela Brasil Plural, escolhida via edital público lançado pela Desenvolve SP. A agência paulista atuará como advisor, apresentando os projetos ao fundo, que serão analisados pela viabilidade técnica e financeira.
A constituição e funcionamento do fundo seguem as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Podem participar como investidores:
- Fundos de pensão municipais (RPPS)
- Fundos de previdência
- Investidores privados
- Organismos multilaterais
Impacto e objetivos
Para o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, o Fundo InfraPaulista representa um marco para o desenvolvimento da infraestrutura paulista, com potencial para servir de exemplo a outros estados. “É uma solução moderna para aumentar a competitividade e incentivar o crescimento”, afirma Santos.
Em dezembro, a Desenvolve SP e o Brasil Plural realizarão apresentações em todas as regiões administrativas do Estado para divulgar o fundo e captar projetos.





