A Gerdau anunciou a assinatura de um contrato para a criação de uma joint venture na Colômbia, a partir da venda de 50% de sua participação na Gerdau Diaco para a Putney Capital Management.
A Putney Capital Management já é sócia da Gerdau na operação da República Dominicana e atua como empresa de gestão de ativos com investimentos no Caribe e na América Central, além de coadministrar a plataforma de energia e indústria da INICIA.
Ativos e valor da operação
Os ativos da nova joint venture incluem as unidades industriais de aços longos da Gerdau na Colômbia, que contam com capacidade anual instalada de 674 mil toneladas de aço.
A transação atribuiu à joint venture um valor econômico de US$ 165 milhões. A conclusão do negócio ainda está condicionada ao cumprimento de cláusulas precedentes previstas em contrato, prática comum em operações societárias desse porte.
Estratégia de otimização de portfólio
Segundo a companhia, a operação está alinhada à estratégia global de otimização de ativos da Gerdau, com foco em:
- aumento da rentabilidade;
- redução da alavancagem financeira;
- maior eficiência na alocação de capital.
O movimento reforça a estratégia da empresa de parcerias estratégicas em mercados selecionados, mantendo presença industrial relevante na América Latina ao mesmo tempo em que fortalece sua estrutura financeira.


