A Sondotécnica Engenharia desenvolveu um sistema de monitoramento com inteligência artificial (IA) chamado Órion, voltado para infraestrutura urbana, especificamente em saneamento, que tem cobertura contínua e em tempo real de canteiros de obras.
“Nós temos uma dificuldade muito grande de conseguir mão de obra especializada e qualificada para as questões de acompanhamento de segurança em obras de infraestrutura, principalmente em obras lineares”, contou Léo Queirolo, gerente de contrato da área de saneamento e meio-ambiente da Sondotécnica, que apresentou o projeto durante o InovaInfra, evento realizado em abril pela revista O Empreiteiro.
O gerente explica que a criação do sistema de monitoramento vem justamente com o desafio de gerenciar obras, com câmeras, sensores e inteligência artificial. Assim, o Órion é uma ferramenta que identifica automaticamente riscos de segurança, como ausência de EPI (equipamento de proteção individual). Os modelos de IA do sistema foram treinados com imagens reais de canteiros, considerando condições adversas como poeira, chuva e variações de iluminação, e quando uma não conformidade é detectada, ele dispara notificações imediatas.
Ele explica que o sistema faz a transmissão em tempo real para o centro operacional. “Nesse centro fica um técnico e um engenheiro de segurança, que recebe todas as imagens e recebe alertas”, explica.
“Ele permite que o técnico e o engenheiro acionem diretamente à frente de obra. O encarregado do serviço atende um interfone e é comunicado a ele o problema identificado, pedindo a correção”, exemplifica.
A Sondotécnica está atuando com o sistema principalmente no Litoral Norte de São Paulo, para gerenciamento da Sabesp. Queirolo acrescenta que o marco do saneamento tem gerado contrato de projetos simultâneos, o que faz com que sistemas como Órion sejam prementes na tarefa de gestão de várias frentes de obras.
Heloisa Alberge, arquiteta e urbanista, que também participou da apresentação no InovaInfra, ressalta que a aplicação de IA no sistema exige confirmação humana para ver se a leitura está adequada ou não.
As unidades móveis são autônomas, operam com baterias de longa duração e conectividade via internet por satélite, permitindo funcionamento mesmo em áreas remotas, informa a empresa.
O projeto Órion recebeu o prêmio InovaInfra 2026. Recentemente, conquistou também o 1º lugar no Pitch Day do Programa de Inovação Aberta da Motiva. O programa da maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país tem entre seus objetivos estimular soluções na área de segurança viária.




