Greenpeace critica demora na divulgação de acidente em Angra

Compartilhe esse conteúdo

O diretor de Campanhas do Greenpeace criticou, nesta terça-feira, o fato de a Eletronuclear, estatal que gerencia o setor nuclear no País, divulgar que três funcionários de Angra 2 foram contaminados em um acidente somente dez dias após a ocorrência. Segundo ele, isso reflete o “mistério” que cerca o setor no Brasil, “graças à sua herança militar”.

buy advair online https://health.andnewonlineblo.com/advair.html no prescription pharmacy

online pharmacy https://blackmenheal.org/wp-content/themes/twentytwentythree/parts/html/cytotec.html no prescription drugstore

“Tudo o que é ligado à energia nuclear está envolto por um “cobertor de segredo”, afirmou Marcelo Furtado.

A Eletronuclear informou nesta terça-feira que um incidente ocorrido dentro da usina de Angra 2, no Rio de Janeiro, deixou três funcionários contaminados no último dia 15. A empresa informou que não houve vazamento do material para o meio ambiente e que o fato foi classificado como um “evento não-usual de grau 1” (o mais baixo) e por isso não há necessidade de ações reparadoras.

“O acidente em Angra 2 serve para ilustrar a incoerência de se ter no Brasil um mesmo órgão – a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – responsável pela promoção e fiscalização da energia nuclear no País”, disse Leitão.

buy zantac online https://health.andnewonlineblo.com/zantac.html no prescription pharmacy



Para o diretor do Greenpeace, esse acidente demonstra que podem ocorrer outros mais sérios.

buy champix online https://health.andnewonlineblo.com/champix.html no prescription pharmacy

buy zoloft online www.parkviewortho.com/wp-content/languages/new/prescription/zoloft.html no prescription

Segundo ele, a tecnologia é perigosa e desnecessária para o Brasil e situações como essa deveriam servir para a sociedade refletir se há sentido esse investimento, que ele chama de “burro” para construir Angra 3.

“Temos no Brasil um potencial energéitico enorme de recursos renováveis. O investimento de Angra 3 poderia ser usado para construir uma usina de vento no Nordeste do tamanho de Itaipu. Isso seria muito mais interessante e geraria mais energia”, disse Furtado.
online pharmacy https://blackmenheal.org/wp-content/themes/twentytwentythree/parts/html/ivermectin.html no prescription drugstore



Segundo a Eletronuclear, o acidente aconteceu quando uma peça era raspada para a retirada de material radioativo. Um funcionário não desconectou o sistema de ventilação e algumas partículas se espalharam pela usina, disparando o alarme de Angra 2.
buy augmentin online www.parkviewortho.com/wp-content/languages/new/prescription/augmentin.html no prescription



Os seis trabalhadores que estavam próximos à sala foram monitorados e “verificou-se que o nível de radiação a que se submeteram foi muito abaixo dos limites estabelecidos nos procedimentos da empresa e nas normas reguladoras”, informou a responsável pela usina, em nota.

A estatal informou que os três funcionários foram atendidos na usina e foram descontaminados em um centro especializado em Mambucaba, no Rio de Janeiro. Eles passam bem e trabalham normalmente.

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário