A rodovia Belém-Brasília começou a ser construída nos anos 1950, no governo Juscelino Kubitschek, como parte do ambicioso Plano de Metas. Concluída em 1974, a estrada transformou a logística do país ao ligar a região Norte ao restante do Brasil.
O legado de Bernardo Sayão na Belém-Brasília
O engenheiro Bernardo Sayão foi o responsável por liderar as obras da rodovia e faleceu tragicamente durante os trabalhos. Seu nome hoje batiza oficialmente a BR-010 em homenagem à sua dedicação.
Traçado da Belém-Brasília e cidades atendidas
Com cerca de 2.100 km, a rodovia cruza os estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Goiás. Entre as cidades importantes ao longo do trajeto estão Belém (PA), Imperatriz (MA), Araguaína (TO) e Anápolis (GO).
Um projeto desafiador no coração da Amazônia
A construção envolveu 11 empreiteiras, mais de mil operários e enfrentou enormes desafios logísticos e ambientais. As frentes de trabalho se encontraram em 1959, após um desvio corrigido por levantamento aéreo.
Pavimentação e modernização da Belém-Brasília
A pavimentação foi finalizada apenas no governo Médici (1969–1974), com ampliação da plataforma e construção de pontes, substituindo boa parte do traçado original. Hoje, a rodovia é um dos principais corredores logísticos do país.