PortosRio anuncia R$ 2,5 bilhões em investimentos nos portos do Rio e Itaguaí

Compartilhe esse conteúdo

Seis novas áreas serão licitadas nos portos do Rio e Itaguaí

A PortosRio, autoridade portuária responsável pelos terminais do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, prevê a licitação de seis áreas nos portos do Rio de Janeiro e Itaguaí, com potencial de atrair R$ 2,5 bilhões em investimentos privados. Os projetos incluem expansão ferroviária e a instalação de um novo terminal de minério no Porto de Itaguaí.


Itaguaí se consolidará como maior porto público exportador de minério

O destaque da licitação é a área ITG03, entre as operações da Vale e CSN, que receberá mais de R$ 2 bilhões em CAPEX. O projeto visa transformar Itaguaí no maior porto público exportador de minério de ferro do Brasil, com terminal moderno e sustentável. O porto já movimenta 103 milhões de toneladas/ano e tem estrutura com:

  • 2.200 metros de cais
  • 8 berços de atracação
  • Profundidade de até 20 metros
  • 339 mil TEUs de capacidade em contêineres

Atuam no terminal empresas como Maersk, Hamburg Süd, MSC, CMA CGM, Hapag-Lloyd e outras.


Obras no Porto do Rio modernizarão estrutura e aumentam atratividade

Além de Itaguaí, a PortosRio também realizará obras importantes no Porto do Rio, incluindo:

  • Dragagem do Cais da Gamboa e Canal 366
  • Reforço de mais de 1.000 metros de cais
  • Estudos para ampliação da retroárea, com estrutura sobre a Baía de Guanabara

Mesmo com limitações físicas, o porto movimenta cargas como contêineres, veículos, trigo, gusa e possui excelente terminal de cruzeiros. A meta é torná-lo um terminal concentrador de cargas no Sudeste.


Histórico, estrutura atual e desafios financeiros

Inaugurado em 1910, o Porto do Rio conta com:

  • 6,7 km de cais acostável
  • 31 berços de atracação
  • Área operacional de 1 milhão de m²
  • 15 pátios abertos e 18 armazéns

Apesar do superávit operacional (faturamento anual de R$ 900 milhões e movimentação de 70 milhões de toneladas), a PortosRio trabalha para reduzir passivos trabalhistas e dívidas históricas, que somam cerca de R$ 1 bilhão.


Expectativas para 2024

A empresa aposta em licitações, ampliação de infraestrutura e novos arrendamentos como vetores de crescimento. O presidente Francisco Martins reforça o otimismo:

“Nosso desafio é consolidar os portos do Rio como ativos estratégicos, atrair investimentos e gerar mais receita, emprego e competitividade logística para o Estado.”


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário