Categorias

5 de dezembro de 2021

ISA Cteep inicia trecho subterrâneo de interligação elétrica em SC

A ISA Cteep, transmissora privada de energia elétrica, iniciou em abril as obras da linha de transmissão subterrânea da Interligação Elétrica (IE) Biguaçu, em Santa Catarina, após obtenção da Licença Ambiental de Instalação. O empreendimento tem custo total de R$ 641 milhões e foi arrematado em leilão de transmissão de energia realizado em 2018.


O empreendimento, em toda sua extensão, conta com a ampliação de uma subestação e a construção de outra, e de uma linha de transmissão de 230 kV com dois circuitos de 28 km cada, incluindo trechos aéreos, submarinos e subterrâneos.


Com dois circuitos de 230 kV e extensão aproximada de 4 km, o trecho subterrâneo está localizado nos bairros de
Santo Antônio de Lisboa e Ratones, em Florianópolis, entre o Caminho dos Açores até a Subestação Ratones, que também está sendo construída e terá capacidade instalada de 300 MVA, com dois transformadores de 150 MVA.


A linha de transmissão tem início na zona de transição dos cabos subaquáticos para subterrâneo até a subestação
Ratones. Quando sai da zona de transição, é implantada em trecho urbano e segue subterrânea na faixa de
domínio da SC-401. Para esta obra, a ISA CTEEP já possui a autorização da concessionária rodoviária.


A implantação da linha de transmissão subterrânea visa a aumentar a confiabilidade sistêmica e a minimizar a interferência da linha de transmissão em áreas povoadas da cidade.


A linha tem um cabo de 1.400 mm², com condutor em alumínio e está sendo instalada em vala típica com medida de 2m de profundidade e 1,2 m de largura, em disposição vertical dos circuitos. No centro da vala, será instalado o dielétrico para a comunicação sistêmica do empreendimento.


A empreiteira contratada para realizar este trecho do empreendimento é a Engenharia EP – Paulistana, que subcontratou as empresas SV Instalações de Serviços e Instalações e RDS Brasil Serviços.


Para o projeto básico foi contratada a empresa Iovatec Consultoria e Engenharia.


Para o projeto executivo foi contratada a empresa EDS, que atua no mercado de linhas subterrâneas. Já o gerenciamento do empreendimento é feito pela própria ISA Cteep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.