Linha de produção da marca no Brasil, com flexibilidade para produzir vários tipos de veículos
A Jaguar Land Rover, montadora controlada pela indiana Tata Motors, inaugurou sua fábrica em Itatiaia (RJ) para, inicialmente, produzir os utilitários esportivos de luxo Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque. A capacidade de produção da unidade é de 24 mil veículos/ano.
Com a planta, a marca passa a atuar no Brasil com unidade industrial, como já fazem suas concorrentes do segmento de luxo BMW e Mercedes-Benz. Esta é a segunda fábrica da Jaguar Land Rover fora da Grã-Bretanha – a sua primeira fica na China, inaugurada em 2014, em uma joint-venture com a chinesa Chery. No Reino Unido a Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis.
O investimento na unidade foi de R$ 750 milhões e ela ocupa uma área de 60 mil m². Serão gerados 1 mil empregos diretos e indiretos com a planta.
No processo de montagem, fornecedores nacionais serão responsáveis pela fabricação de componentes. O motor será importado da Inglaterra. O projeto e construção da planta foram da Racional Engenharia.
“A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa expansão global. A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento”, disse na inauguração o diretor-executivo de manufatura global, Wolfgang Stadler.
A região onde está a nova planta da Jaguar Land Rover já possui fábricas da indústria automobilística, como a Nissan, a MAN (marca de caminhões da Volkswagen), a Peugeot-Citroën, e ainda, a Hyundai – está última fabrica máquinas pesadas de construção.
Neste empreendimento, a Racional Engenharia desempenhou o papel de design-builder, atuando desde a elaboração dos projetos até o planejamento e execução da construção. A pedra fundamental da planta foi lançada em dezembro de 2014.
A Racional recebeu da Jaguar Land Rover o reconhecimento pela gestão da segurança do trabalho no canteiro de obras, por ter alcançado a marca de 1 milhão e 300 mil horas sem acidentes com afastamento.
”É, sem dúvida, um resultado impressionante que credita a nossa equipe e à cultura de segurança que construímos durante toda a nossa trajetória. Sem dúvida, lucro é fundamental para a nossa perenidade, mas a preservação da saúde e integridade física da nossa gente é prioridade”, afirma Newton Simões, presidente da Racional Engenharia.
Fonte: Revista O Empreiteiro