Investimento prevê automatizar o manuseio de malas,reduzir o tempo de espera nas esteiras e evitar extravios
Guilherme Azevedo
A ampliação e a reforma dos terminais de passageiros e do pátio das aeronaves do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), somavam 70% de avanço físico em janeiro, conforme relatório do consórcio Inframérica, responsável pelas obras e pela administração e exploração do sítio aeroportuário. O compromisso firmado é de entregar as intervenções prontas até maio deste ano.
Entre as obras em andamento, estão a construção dos píeres Norte e Sul do terminal 1, que vai ampliar o número de pontes de embarque (fingers) de 13 para 28; e a reforma e ampliação dos terminais de passageiros 1 e 2, que incluem, entre outros serviços, reforma da cobertura, melhoria das pontes de embarque existentes com pintura e troca de forro e piso e polimento do piso de granito. Outras intervenções são a ampliação do pátio de aeronaves existente em 300 mil m²; recuperação do atual viaduto de aeronaves e a construção de um novo viaduto entre as pistas; revitalização e implantação de pistas etaxiways; construção de nova central de água gelada para abastecimento do ar-condicionado dos píeres Norte e Sul e de novos sanitários nas áreas de desembarque,check-ine saguão de embarque.
Na relação de melhorias já implementadas no Juscelino Kubitschek, encontram-se a ampliação do estacionamento de veículos, de cerca de 1.200 para 3.000 vagas; a aquisição de três novos carros de bombeiros da empresa Rosembauer, modelo Panther, no valor de R$ 5 milhões; o livre acesso a internet de alta velocidade em todo o aeroporto; ampliação da capacidade da área de embarque, assim como da sala de desembarque; e recuperação de escadas rolantes e elevadores. O embarque, agora, se realiza por acesso único, do lado direito docheck-in, próximo ao guichê 71.
Sistema automatizadopara bagagem
Um sistema novo e mais moderno de manuseio e movimentação de bagagem automatizado será instalado já para a Copa do Mundo de futebol, segundo o Inframérica. O fornecedor do sistema é a empresa holandesa Vanderlande, com experiência em importantes aeródromos do mundo, como o Charles de Gaulle, em Paris, o Heathrow, em Londres, e o El Prat, em Barcelona.
De acordo com o concessionário, o novo sistema substituirá integralmente o atual, com uma característica fundamental: a bagagem do passageiro será transportada pela rede de esteiras automatizadas, com rastreamento em todo o percurso via leitores automáticos de código de etiquetas (separam as bagagens de acordo com seu destino e permitem identificar o dono em qualquer ponto do processo). O mecanismo deve tornar embarque e desembarque mais rápidos e minimizar a chance de extravios de malas.
O Juscelino Kubitschek terá novas esteiras inclinadas na área de desembarque doméstico e internacional (serão 12, no total, com sete carrosséis inclinados e cinco planos).
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A inclinação deve facilitar a retirada da bagagem pelo passageiro.
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O investimento total no sistema está estimado em R$ 40 milhões, com capacidade para processar 4.
600 bagagens por hora.
Ampliação da área comercial
O consórcio Inframérica, formado pelas empresas Infravix Participações S/A (do grupo Engevix, do Brasil) e Corporación América S/A (grupo da Argentina), projeta ampliar também as opções de compras e de lazer para o passageiro que viaja por Brasília. Um dos principais investimentos é no Dufry Internacional, cuja área aumentará dos atuais 380 m2para 1.069 m2. As opções de locais para alimentação também crescem: de 11 para 40.
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Entre as melhorias para o futuro próximo, com previsão para entrega no ano que vem, sobressai a abertura de uma sala VIP de 1.
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800 m², com serviços como centro de negócios, salas de reuniões e área apropriada para crianças.
O investimento total estimado pelo Inframérica no sítio até a Copa é de R$ 900 milhões. No período total da concessão (25 anos), o volume de investimentos prometido é de R$ 2,85 bilhões. O aeroporto Juscelino Kubitschek deverá ter sua capacidade ampliada, na última fase de investimento, para 41 milhões de passageiros ao ano (hoje é de 16 milhões de passageiros anuais).
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