Com o objetivo de integrar os bairros Graúna e Gaivotas, no extremo sul da capital paulista, a nova ligação viária sobre o braço do Cocaia, na represa Billings, propõe uma conexão estratégica que deve beneficiar diretamente mais de 1 milhão de pessoas. A travessia, com 960 metros de extensão e duas faixas em cada sentido, reforça a mobilidade urbana e reduz a sobrecarga nas vias que conectam essa região à Cidade Dutra e à área central da cidade.
A área de implantação apresenta atualmente poucas opções viárias para a população local.
Com isso, o projeto busca reduzir o volume de tráfego na Avenida Dona Belmira Marin, reorganizar e melhorar o tráfego nos principais acessos e ampliar e modernizar a malha urbana, promovendo desenvolvimento regional.
O empreendimento, com investimento estimado em R$ 450 milhões, inclui intervenções complementares como a implantação de corredores de ônibus, ciclovias e sinalização viária integrada. O escopo prevê ainda a realocação de estruturas já existentes, além da requalificação urbana do entorno.
O projeto foi elaborado pelo Consórcio Nova Conexão Graúna-Gaivotas, liderado pela Encibra. Ele contempla cerca de 2,62 km de intervenções, incluindo duas pontes: uma sobre o córrego Graúna (1,43 km) e outra sobre a represa (1,19 km), além de 1,15 km de vias urbanas.
Para atender à complexidade do traçado e dos impactos urbanos, o projeto contou com a utilização de soluções multidisciplinares e tecnologias de modelagem integrada, com o apoio de plataformas BIM, permitindo maior precisão no planejamento, simulações e compatibilizações entre diferentes frentes de obra.
Com conclusão prevista para os próximos anos, a ligação viária Graúna-Gaivotas é um marco em infraestrutura urbana para a região sul paulistana, consolidando-se como uma solução estruturante de mobilidade e acessibilidade para a cidade.





