Estudo inédito no Brasil quantifica emissões de carbono na rodovia PRC-280 restaurada com Whitetopping

Estudo inédito no Brasil quantifica emissões de carbono na rodovia PRC-280 restaurada com Whitetopping

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A PRC-280, um dos principais corredores logísticos no sudoeste do Paraná, está promovendo disrupções no setor rodoviário brasileiro. A rodovia, que liga o município de Palmas ao entroncamento com a BR-153, vem sendo restaurada com Whitetopping uma solução de engenharia que prevê a execução de uma camada de concreto diretamente sobre o asfalto. A técnica já é bastante consagrada, mas a novidade, nesse caso, é sua viabilização em uma rodovia de pista simples.

Agora, a mesma PRC-280 trouxe outra inovação para a engenharia brasileira ao servir de base para um estudo inédito de cálculo de emissões de CO₂. O objetivo era verificar o total de emissões poupadas em função da escolha do pavimento rígido em detrimento do pavimento flexível, em um trecho de aproximadamente 50 km.

O resultado foi apresentado à comunidade técnica pela primeira vez em 2024, no 65º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), no Painel da Votorantim Cimentos.


O estudo, inclusive, remonta um trabalho conduzido em 2018 pela Votorantim Cimentos, focado na ecoeficiência dos pavimentos rodoviários a partir de dados reais de um trecho da BR-163, no Mato Grosso.

ACORDO DE COOPERAÇÃO E UNIÃO DE ESFORÇOS


Em 2023, após a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a Votorantim Cimentos e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), responsável pela execução das obras de Whitetopping na rodovia, criou-se um cenário para ampliar e aprofundar o estudo, com dados auditáveis,
submetidos a uma avaliação de terceira parte.


O fato de a PRC-280 ter sido projetada com pavimento flexível e restaurada com Whitetopping, possibilitou não apenas mensurar as emissões de CO₂ da pista executada com concreto, como também fazer uma comparação com o pavimento flexível nas mesmas condições de contorno. Também foi possível estabelecer paralelos entre as duas soluções de engenharia, tanto na etapa de implantação, como durante o ciclo de vida de 30 anos. Isso significa que todos os impactos ambientais relacionados à manutenção foram contabilizados.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E FINANCEIRA

A producao de um estudo com tamanha robustez exigiu a colaboracao de diferentes players, cada um adicionando uma expertise. Ao DER/PR e a Votorantim Cimentos, que tem inventariadas todas as emissoes de seus produtos, se juntou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundacao Getulio Vargas
(FGV IBRE), que tem se dedicado a analisar a composicao de custos e a quantificacao de emissoes, contribuindo para tomadas de decisao que tambem atendam a parametros ambientais.


O estudo desenvolvido sobre a PRC-280 e pioneiro por sua amplitude e confiabilidade. Ele considera os impactos relacionados aos materiais, desde a extracao das materias-primas, incluindo as emissoes na producao e no transporte ao local da obra. Tambem leva em conta os impactos gerados na execucao do projeto decorrentes da operacao de equipamentos, como pavimentadoras e escavadeiras.


Entram na contabilidade, ainda, todas as emissoes que acontecem no ciclo de vida da rodovia, desde as geradas pelo consumo de combustivel da circulacao de veiculos ate as oriundas de intervencoes para manutencao.


As rodovias sempre foram vistas como intensas emissoras de gases de efeito estufa. Isso nao significa que elas nao possam se converter em vias eficientes, seguras e com menor teor de emissoes.


E a PRC-280 comprovou isso! O estudo inedito verificou que o total de emissoes de CO. seria 1,4% superior se a restauracao da rodovia tivesse adotado pavimento flexivel, ao inves do Whitetopping. Alem disso, o consumo energético associado ao asfalto é quatro vezes superior comparado ao concreto.

COMO DESCARBONIZAR AS RODOVIAS?


Uma série de ações pode contribuir para a redução de emissões de uma rodovia. Além disso, a evolução tecnológica pode impactar positivamente o balanço de emissões das infraestruturas de transporte. Por exemplo,
na produção dos materiais, que pode emitir mais ou menos carbono dependendo da tecnologia empregada. Na PRC-280, no trecho restaurado mais recentemente, um cimento com menor teor de emissões foi utilizado, produzido a partir de estratégias como a substituição do clínquer por subprodutos de outras indústrias e o uso de fontes renováveis de energia.
Outro campo de melhoria são os equipamentos utilizados para execução e manutenção das rodovias, que podem apresentar diferentes níveis de eficiência e usar combustíveis mais ou menos limpos.


Prolongar a durabilidade das rodovias é outra ação intrinsecamente sustentável, assim como a adoção de tecnologias que demandem menos intervenções para manutenção. Nesse quesito, o pavimento rígido se destaca por ser projetado visando uma vida útil de 30 anos e demandar poucos reparos, em comparação ao pavimento flexível.

Conheça os autores
Mohamed Mudar Sheikh Kasem – Diretor Administrativo e Financeiro | Lidiane Oliveira Blank – Gerente de desenvolvimento de negócios de infraestrutura- Votorantim Cimentos | Fernando Furiatti Saboia – Diretor
Presidente | Thais Koyama – Coordenadora de Obras | Ricardo Bariveira – Gerenciador do Programa BID5 no DER/PR


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