Pesquisa aponta que metade dos fabricantes do setor espera crescer entre 10% e 20% neste semestre.
Lançamentos voltados para segmentos de média e baixa renda, programas habitacionais como Minha Casa, Minha Vida e obras para megaeventos como a Copa de 2014, favorecem o cenário e estimulam investimentos futuros.
Dados da pesquisa semestral realizada no mês de junho pela Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), apontaram otimismo e grandes expectativas para a atividade econômica do setor no segundo semestre de 2011. O objetivo da pesquisa, feita com os associados da BlocoBrasil, foi identificar as macrotendências setoriais do mercado pré-fabricados leves (blocos e pisos) de concreto e a expectativa de crescimento dos fabricantes.
Os resultados apontaram que cerca de 50% dos industriais do setor esperam que o desempenho da empresa cresça em até 20% nos próximos seis meses, enquanto o restante estima crescimento acima dos 20%, em relação ao primeiro semestre. Dentre os fatores responsáveis por essa melhora na indústria de concreto, 75% apontam o aquecimento da economia, que estimulou o crescimento do mercado imobiliário, as obras de infraestrutura relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 e programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida.
Para o mercado de trabalho, os dados são favoráveis. De acordo com a pesquisa, nenhum associado da BlocoBrasil prevê redução das atividades neste semestre; caso seja necessário aplicar alguma mudança na empresa, será somente a adoção de medidas para aumentar a produção. Entre essas medidas, o aumento do número de funcionários e a aquisição de novos equipamentos serão as primeiras atitudes a serem tomadas.
Nos últimos três anos, 98% das empresas associadas realizaram investimentos em máquinas e equipamentos e em contratação de funcionários que resultaram na ampliação da produção e do faturamento.
Perspectivas das empresas do setor para o segundo semestre de 2011 |
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Em relação ao desempenho, sua empresa espera para este segundo semestre de 2011 |
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Manter o nível atual |
18,1% |
Crescer |
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Até 10% |
10,8% |
Entre 10% e 20% |
39,1% |
Entre 20% e 30% |
6,5% |
Acima de 30% |
21,7% |
Reduzir atividades |
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Entre 5% e 10% |
4,3% |
Quais os fatores que devem influir nesse desempenho |
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Programa habitacional do governo (Minha Casa, Minha Vida) |
22,6% |
Mercado imobiliário |
25% |
Economia aquecida |
25% |
Obras de infraestrutura |
25% |
Outros (especificar)falta de matéria-prima e mão de obra. |
2,23% |
Em caso de crescimento, quais as medidas que a empresa pretende adotar |
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Contratar mais funcionários |
26% |
Adquirir novos equipamentos |
50% |
Adotar medidas para aumento da produtividade (especificar): Treinamento, novas tecnologias, novos equipamentos, hora extra. |
24% |
Em caso de diminuição das atividades, quais as medidas que a empresa pretende adotar |
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Reduzir número de funcionários |
37,5% |
Reduzir turnos/ de trabalho |
50% |
Outros:Não perder o quadro de funcionários atuais. |
12,5% |
Sua empresa realizou investimentos nos últimos três anos? |
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Sim |
97,7% |
Não |
2,2% |
Caso tenha realizado, cite as áreas: |
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Máquinas e equipamentos |
49,3% |
Aumento de turnos |
18,9% |
Contratação de funcionários |
31,6% |
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