Pesquisa aponta que metade dos fabricantes do setor espera crescer entre 10% e 20% neste semestre.
Lançamentos voltados para segmentos de média e baixa renda, programas habitacionais como Minha Casa, Minha Vida e obras para megaeventos como a Copa de 2014, favorecem o cenário e estimulam investimentos futuros.
Dados da pesquisa semestral realizada no mês de junho pela Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), apontaram otimismo e grandes expectativas para a atividade econômica do setor no segundo semestre de 2011. O objetivo da pesquisa, feita com os associados da BlocoBrasil, foi identificar as macrotendências setoriais do mercado pré-fabricados leves (blocos e pisos) de concreto e a expectativa de crescimento dos fabricantes.
Os resultados apontaram que cerca de 50% dos industriais do setor esperam que o desempenho da empresa cresça em até 20% nos próximos seis meses, enquanto o restante estima crescimento acima dos 20%, em relação ao primeiro semestre. Dentre os fatores responsáveis por essa melhora na indústria de concreto, 75% apontam o aquecimento da economia, que estimulou o crescimento do mercado imobiliário, as obras de infraestrutura relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 e programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida.
Para o mercado de trabalho, os dados são favoráveis. De acordo com a pesquisa, nenhum associado da BlocoBrasil prevê redução das atividades neste semestre; caso seja necessário aplicar alguma mudança na empresa, será somente a adoção de medidas para aumentar a produção. Entre essas medidas, o aumento do número de funcionários e a aquisição de novos equipamentos serão as primeiras atitudes a serem tomadas.
Nos últimos três anos, 98% das empresas associadas realizaram investimentos em máquinas e equipamentos e em contratação de funcionários que resultaram na ampliação da produção e do faturamento.
Perspectivas das empresas do setor para o segundo semestre de 2011 | |
Em relação ao desempenho, sua empresa espera para este segundo semestre de 2011 | |
Manter o nível atual | 18,1% |
Crescer | |
Até 10% |
10,8% |
Entre 10% e 20% | 39,1% |
Entre 20% e 30% | 6,5% |
Acima de 30% | 21,7% |
Reduzir atividades | |
Entre 5% e 10% | 4,3% |
Quais os fatores que devem influir nesse desempenho | |
Programa habitacional do governo (Minha Casa, Minha Vida) | 22,6% |
Mercado imobiliário | 25% |
Economia aquecida | 25% |
Obras de infraestrutura | 25% |
Outros (especificar)falta de matéria-prima e mão de obra. | 2,23% |
Em caso de crescimento, quais as medidas que a empresa pretende adotar | |
Contratar mais funcionários | 26% |
Adquirir novos equipamentos | 50% |
Adotar medidas para aumento da produtividade (especificar): Treinamento, novas tecnologias, novos equipamentos, hora extra. | 24% |
Em caso de diminuição das atividades, quais as medidas que a empresa pretende adotar | |
Reduzir número de funcionários | 37,5% |
Reduzir turnos/ de trabalho | 50% |
Outros:Não perder o quadro de funcionários atuais. | 12,5% |
Sua empresa realizou investimentos nos últimos três anos? | |
Sim | 97,7% |
Não | 2,2% |
Caso tenha realizado, cite as áreas: | |
Máquinas e equipamentos | 49,3% |
Aumento de turnos |
18,9% |
Contratação de funcionários | 31,6% |
|