No plano de investimentos de R$ 23 bilhões para este ano, o Mercado Livre reservou parte dos recursos para construir 11 novos centros de distribuição (CD). Com isso, a rede passa a contar com 21 CDs e se tornará a varejista on-line com a maior área de armazenamento do País. Seis centros serão inaugurados ainda neste ano e os demais até o final de 2025.
Dos novos CDs, 63% serão instalados fora do Estado de São Paulo, expandindo a cobertura principalmente para a regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, em Estados como Brasília, Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.
De acordo com a empresa, o objetivo é que outras partes do País atinjam prazo de entrega semelhante ao fornecido para os consumidores de São Paulo, que recebem boa parte das mercadorias em até 24 horas. Atualmente, 52% das vendas do Mercado Livre chegam no mesmo dia ou no dia seguinte e 80%, em até dois dias.
Os novos CDs seguem o modelo Fulfillment, em que os produtos ficam armazenados até a finalização da compra pelo cliente, garantindo maior rapidez no processo de entrega. Esses espaços podem ser utilizados pelos lojistas que vendem na plataforma, e eles pagam pela prestação de serviços, inclusive pela entrega.
Somadas, as unidades Fulfillment – cujas instalações representam cerca de 880 mil m 2 de área de armazenagem, o que equivale a cerca de 120 campos de futebol – serão responsáveis por ampliar em 40% o número de cidades a serem atendidas pelo Mercado Livre ainda no mesmo dia, afirma a empresa.
Atualmente, a companhia tem 1,12 milhão de m 2 de área de armazenamento, nos 10 centros de armazenagem em operação. Com a expansão, passará a ter 2 milhões de m 2 , tornando-se a varejista on-line com maior área, ultrapassando o líder Magazine Luiza, que tem 1,13 milhão de m 2 , distribuídos em 21 centros, e as Casas Bahia, com quem divide hoje a vice-liderança e que tem 25 CDs e os mesmos 1,12 milhão de m 2 de área.
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