Monitoramento previne deslizamentos

Compartilhe esse conteúdo

A preocupação com os riscos de instabilidade geotécnica, hidrológica e geométrica, principalmente nos trechos de serra, são uma constante desde que, em 1998, a Ecovias assumiu a concessão do Sistema Anchieta–Imigrantes.

Atualmente, dez pontos críticos são monitorados periodicamente com o uso de equipamentos como o inclinômetro (sensor móvel que aponta se a inclinação variou nos intervalos de medição), o piezômetro (aparelho que determina pressões neutras no solo, geradas pelo lençol freático) e o extensômetro (medidor da aproximação ou deslocamento entre dois pontos), além de outros recursos técnicos que verificam vazão e indicam o nível de água.

A leitura dos instrumentos, segundo a concessionária, é feita periodicamente por uma equipe de profissionais, que procura identificar também a necessidade de manutenção ou correção das encostas das duas rodovias que fazem parte do sistema que dá acesso à Baixada Santista. Uma vez por ano, uma empresa de geotecnia verifica se é necessário aumentar a frequência das leituras ou providenciar a colocação de equipamentos em novos trechos. A Curva do Onça (km 44,900 sul) e o Morro do Piche (km 51,800 norte), na via Anchieta, estão entre os pontos que passam por monitoramento regular.

Além das encostas, o monitoramento geotécnico avalia as movimentações de solos em viadutos, aterros rodoviários, contenções de aterros e rebaixamento de lençol freático.

Em função desse trabalho da Ecovias, foi possível constatar, em 2001, um alto nível de movimentação no solo na Serra do Mar e, consequentemente, o deslocamento do viaduto VA-19, no km 54. A concessionária informa que realizou a tempo a correção do problema, construindo um túnel de drenagem, no interior do maciço de solo, e providenciando a recolocação do viaduto na posição correta. Esse trecho, a partir disso, passou a ser monitorado periodicamente, como forma de prevenir possíveis reincidências. A concessionária explica que o solo ainda apresenta deslocamento naquele local, mas isso vem ocorrendo dentro de percentual aceitável.

Fonte: Padrão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário