Com 125 anos de história, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, inaugurou no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), na Praça da Liberdade, a exposição “Usina Gerdau Ouro Branco: 40 anos construindo o futuro”. A mostra, inaugurada na última esta sexta-feira, dia 14, celebra as quatro décadas de história da unidade, a maior operação da Gerdau no mundo, e integra a programação oficial do museu. A exposição estará aberta ao público até 13 de setembro, no salão principal.
A mostra convida o visitante a conhecer momentos que ajudam a contar não apenas a trajetória da usina, mas também parte da história da indústria do aço no Brasil e do desenvolvimento industrial de Minas Gerais. Fotografias e registros históricos apresentam a evolução da unidade ao longo das décadas, desde a inauguração da Açominas, em 1986, e destacam diferentes ciclos de investimentos, transformações tecnológicas e momentos que marcaram sua trajetória.
Para o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, a exposição é uma forma de celebrar a trajetória da unidade até aqui e de olhar para o futuro que ela representa. “É uma grande alegria trazer ao museu essa história que é tão importante para a Gerdau e para todos que ajudaram a construir a trajetória da Usina de Ouro Branco ao longo desses 40 anos”, afirmou.
A Usina, até então denominada Açominas, representava um dos maiores investimentos já realizados pela indústria brasileira. Sua relevância também ganhou projeção internacional e, em 1978, ainda durante a fase de obras, o então príncipe de Gales, atual rei Charles III, do Reino Unido, visitou o local durante sua primeira viagem oficial ao Brasil. A ida a Ouro Branco aconteceu justamente porque o empreendimento já era visto como um projeto estratégico e de grande porte para a indústria nacional, o que destacou a relevância econômica e estrutural da obra siderúrgica mineira.
Na exposição, um quiz interativo desafia os visitantes a testarem seus conhecimentos sobre a história da Usina. Uma tela exibe a websérie “Retratos da nossa história”, com depoimentos de colaboradores que fazem parte da evolução da usina.







