Uma ferramenta que calcula o índice de eficiência da sonda na construção de poços de petróleo e gás. Esse é o lançamento pela Intelie, uma marca by Viasat, que anunciou a solução chamada “Desempenho de sondas e poços”, para mensurar a precisão e a do nível de desempenho em sondas, durante as obras de poços de petróleo e gás. Com a nova tecnologia, é possível calcular automaticamente a meta de cada operação tubular separados uns dos outros em toda a operação de forma isolada, além de avaliar a segurança do processo.
O diferencial do novo lançamento da Intelie é a geração de métricas baseadas em dados para a tomada de decisão baseada na coleta de dados em tempo real agregada ao histórico de dados anteriores. Consequentemente, identifica e calcula o índice de eficiência da sonda, por toda a atividade tubular e, com isso, ajuda a reduzir custos e garantir o melhor desempenho do processo.
Além destas funcionalidades, a Intelie também destacou que o Desempenho de sondas e poços podem: gerar relatórios de performance por meio dos dados coletados para comparação das metas de desempenho, que podem ser filtradas por cada tubo da operação e analisadas isoladamente. Além isso, a ferramenta pode identificar pontos na operação que necessitam ter mais precisão para atingir o nível máximo de desempenho e alcançar as métricas previamente definidas.
“O uso da análise de dados potencializa a eficiência operacional e traz, de forma natural, a aplicação da inteligência aumentada ao negócio das empresas. Com o Desempenho de sondas e poços, onde os dados são avaliados em tempo real, as plataformas e poços de petróleo e gás podem identificar opções de melhorias para o desempenho nas operações tubulares que apresentam uma eficiência aquém da esperada sem que haja interrupção operacional”, afirma André Mengatti, Especialista de domínio líder de produtos de Óleo & Gás na Intelie.